Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA CARDOSO ALVES

DISCENTE: JULIANA CARDOSO ALVES
DATA: 10/12/2018
LOCAL: Centro de Pesquisas Biomédicas/HU
TÍTULO: NÍVEIS ELEVADOS DE DÍMERO D EM INDIVÍDUOS INFECTADOS PELOS VÍRUS Zika E Chikungunya E O RISCO DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO
PALAVRAS-CHAVES: vírus Zika, vírus Chikungunya, dímero D, tromboembolismo venoso.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

As arboviroses são doenças de etiologia viral transmitidas aos hospedeiros através deartrópodes hematófagos. Entre essas arboviroses, destacam-se atualmente as infecçõespelos vírus Zika (ZIKV) e Chikungunya (CHIKV), as quais apresentam aspectos clínicosvariados desde assintomáticos a grave, com quadros de febre baixa, conjuntivite, aumentodos linfonodos, dor muscular, artralgia e manifestações cutâneas, até distúrbiosneurológicos, a exemplo da Síndrome de Guillain-Barré e a Síndrome Congênita do Zikavírus, podendo ocorrer também complicações relacionadas aos distúrbios da coagulação.Até o momento, o acometimento vascular desencadeado pelas infecções causadas pelosZIKV e CHIKV é pouco conhecido. Assim, esse estudo teve como objetivo avaliarpossíveis distúrbios da coagulação sanguínea em indivíduos infectados pelos vírus ZIKVe CHIKV. A metodologia envolveu a coleta de informações clínico-epidemiológicas,realização do diagnóstico molecular e a dosagem do dímero D. Foram analisadas 172amostras de indivíduos infectados pelos ZIKV (31) e CHIKV (141) apresentando idademédia de 37,5±13,35 anos e 41,8±17,3, respectivamente. Nessa população, o gênero maisafetado foi o masculino (64%) pelo ZIKV e o feminino (86,8%) pelo CHIKV. Os níveisséricos de dímero D foram aumentados em 19,35% dos 31 indivíduos positivos para oZIKV e em 63,83% dos 141 indivíduos positivos para CHIKV. Este estudo é de umagrande série de casos, sendo descrito pela primeira vez níveis elevados de dímero D empessoas infectadas pelos ZIKV e CHIKV, fornecendo dados relevantes para comunidadecientífica sobre a possibilidade da associação desses arbovírus e o desenvolvimento dotromboembolismo venoso (TEV).

Interno - 285930 - AMELIA MARIA RIBEIRO DE JESUS
Interno - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES

Notícia cadastrada em: 27/11/2018 11:05