Banca de DEFESA: CECÍLIA MARIA PASSOS VÁZQUEZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CECÍLIA MARIA PASSOS VÁZQUEZ
DATA: 18/01/2018
LOCAL: Centro de Pesquisas Biomédicas/HU
TÍTULO: Risco cardiometabólico, estresse oxidativo e inflamação em adultos jovens saudáveis.
PALAVRAS-CHAVES: Peroxidação de lipídeos, obesidade abdominal, estado nutricional e estudantes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

As substâncias oxidativas e inflamatórias desempenham importante papel nagênese de processos relacionados ao risco cardiometabólico. O presente estudo tevecomo objetivo avaliar a associação entre a concentração plasmática da lipoproteína debaixa densidade oxidada (Oxidized Low Density Lipoprotein - LDL-ox), e umbiomarcador de inflamação (Triggering Receptor Expressed Myeloid Cells- TREM) eos componentes do risco cardiometabolico (RCM) e demais parâmetros de riscoassociados em adultos jovens saudáveis. Este estudo comtemplou indivíduos com idadeentre 18 e 25 anos, matriculados em instituições de nível superior em Sergipe. Osparâmetros antropométricos e de composição corporal foram aferidos mediante técnicaspreviamente padronizadas e descritas na literatura. Após jejum de 12 horas, foramcoletadas amostras de sangue para proceder as análises dos parâmetros bioquímicos. Asconcentrações séricas de glicose, colesterol total, lipoproteína de alta (HDL-c), baixa(LDL-c) e muito baixa densidade (VLDL-c) e triglicerídeos foram analisadas porensaios colorimétricos ou turbidimétricos. A concentração de LDL-ox e a forma solúveldo TREM (sTREM-1) foi analisada por ensaio imunoenzimático (ELISA). A LDL-oxse correlacionou com os parâmetros bioquímicos (colesterol total, LDL-c, VLDL-c,triglicerídeos, colesterol aterogênico e índice aterogênico) relacionados ao RCM. Destesparâmetros, o colesterol aterogênico apresentou maior efeito de predição para a LDLox.Em relação ao marcador inflamatório, os indivíduos com maiores concentrações dasTREM-1 apresentaram valores maiores para os parâmetros antropométricos de índicede massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC), prega cutânea supra ilíaca(PCSI), prega cutânea subescapular (PCSE), percentual de gordura total e massa gorda,todos estes relacionados a gordura inflamatória abdominal. Os estudantes universitáriosavaliados neste estudo, apesar de jovens e clinicamente saudáveis, apresentam um oumais componentes do RCM e os biomarcadores de estresse oxidativo e inflamação(LDL-ox e sTREM-1) se associaram com os componentes do RCM e demaisparâmetros de risco relacionados.

Interno - 426692 - ANTONIO CARLOS SOBRAL SOUSA
Presidente - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Externo ao Programa - 2021286 - LILIANE VIANA PIRES
Interno - 1511959 - TATIANA RODRIGUES DE MOURA