Banca de QUALIFICAÇÃO: LEYLANE FONSECA ALMEIDA

DISCENTE: LEYLANE FONSECA ALMEIDA
DATA: 21/07/2017
LOCAL: Centro de Pesquisas Biomédicas/HU
TÍTULO: Caracterização da função mastigatória em pacientes com doenças reumáticas
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação. Fonoaudiologia. Mastigação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia

O termo doenças reumáticas acarreta considerável impacto para os pacientes no que diz respeito aos termos físicos, psicológicos e sociais. Este termo pode designar um grupo de doenças que afeta articulações, músculos, esqueleto e o sistema estomatognático envolvendo em muitos casos a articulação temporomandibular, restrição na abertura de boca, alterações na fala, voz, mastigação e deglutição. O objetivo deste estudo foi caracterizar a função mastigatória em pacientes com doenças reumáticas, visando possibilitar futuras propostas de atuação interdisciplinar. Trata-se de um estudo observacional transversal do tipo série de casos executado em duas etapas: avaliação clínica da função mastigatória com um grupo de estudo (GE) composto por indivíduos adultos/idosos de ambos os gêneros oriundos do serviço de Reumatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe e um grupo controle (GC) com indivíduos saudáveis. No segundo momento os sujeitos responderam a um questionário de autoavaliação da função mastigatória. Os resultados evidenciaram alterações em etapas do processo mastigatório dos pacientes e estes demonstraram na autoavaliação uma percepção negativa da sua mastigação. Espera-se com este trabalho ter contribuído para a elucidação de lacunas existentes na literatura científica buscando melhor compreensão das características do sistema estomatognático nessas doenças, visando proporcionar melhoria na qualidade de vida dos indivíduos, bem como maior e melhor conhecimento dos profissionais envolvidos com o diagnóstico, prognóstico e intervenção fonoaudiológica. Tem sua relevância por ser um trabalho pioneiro com relação à interdisciplinaridade, envolvendo a Fonoaudiologia e Reumatologia.

Externo ao Programa - 2030821 - DANIELLE RAMOS DOMENIS
Externo ao Programa - 1982967 - GERLANE KARLA BEZERRA OLIVEIRA NASCIMENTO
Interno - 285906 - ROQUE PACHECO DE ALMEIDA

Notícia cadastrada em: 13/07/2017 10:07