Banca de DEFESA: THAIS SERAFIM LEITE DE BARROS SILVA

DISCENTE: THAIS SERAFIM LEITE DE BARROS SILVA
DATA: 19/08/2016
LOCAL: Auditório do CCBS/HU
TÍTULO: FATORES PARA NEAR MISS NEONATAL EM MATERNIDADE DE ALTO RISCO, SERGIPE, BRASIL, UM ESTUDO CASO-CONTROLE.
PALAVRAS-CHAVES: Near miss. Fatores de risco. Mortalidade neonatal precoce.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

O período neonatal representa quase a metade das mortes em crianças menores que 5 anos. Near miss neonatal (NMN) é definido como o recém-nascido que teve uma complicação grave mas sobreviveu durante os primeiros sete dias de vida. O estudo de casos de NMN pode possibilitar a identificação dos fatores que ocasionam o número elevado de mortes na primeira semana de vida. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi analisar os fatores de risco para NMN na Maternidade de Alto Risco, Sergipe/Brasil. Método: Foi realizado um estudo caso-controle em que foram classificados os casos de NMN e seus respectivos controles, após avaliação de todos prontuários dos nascidos vivos das grávidas internadas para parto no período de março/2015 a setembro/2015. Após essa identificação, procedeu-se a coleta de informações através de entrevistas com as mães dos neonatos e verificação dos prontuários e cartões das gestantes. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva por meio de frequências absolutas e relativas, medidas de tendência central e variabilidade. As associações foram avaliadas por meio do teste do Qui-Quadrado e o teste t de Student, com nível de significância α = 0,05. Em seguida, foi realizada análise de regressão logística contemplando as variáveis, levando em consideração um p < 0,20. A análise multivariada foi feita com as variáveis pré-selecionadas na etapa anterior, de acordo com a hierarquização apresentada no modelo conceitual. O critério estabelecido nesta etapa de análise para que as variáveis permanecessem no modelo foi de p < 0,05. Resultados: Foram classificados como NMN 125 recém-nascidos (casos) e selecionados 250 controles. Foi observada semelhança entre as médias de idades dos casos (média=25.9+ 7) e dos controles (média=25.6+ 6.9). Quase a totalidade das mães frequentou a escola, representando 97% das entrevistadas (344/356). A realização de pré-Natal apresentou proteção para o surgimento de NMN (OR = 0.04; IC95%: 0.00-0.29). O risco de NMN foi maior para os RNs de grávidas que tiveram intercorrência na gestação atual (OR= 13.37; IC95%:7.22-24.76). Conclusão: A realização de pré-Natal representou um importante fator protetor para o NMN.

Presidente - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES
Interno - 426673 - RICARDO QUEIROZ GURGEL
Externo ao Programa - 3295741 - ELEONORA RAMOS DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 17/08/2016 13:11