Banca de QUALIFICAÇÃO: POLLYANNA FARIAS CASTRO PEREIRA DE LYRA

DISCENTE: POLLYANNA FARIAS CASTRO PEREIRA DE LYRA
DATA: 22/01/2016
LOCAL: Auditório de Farmácia- Departamento de Farmácia- UFS
TÍTULO: PERFIL DOS ESTUDOS SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS:UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: judicialização, medicamentos, Assistência Farmacêutica, Política Nacional de Medicamentos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Nas últimas décadas, após a homologação da Constituição Federal em 1988, os usuários passaram a buscar o Poder Judiciário a fim de garantir seus direitos individuais, com maior acesso em medicamentos e elevação dos custos em saúde. Todavia, o perfil das ações, geralmente, desconsidera os critérios técnicos utilizados para garantir o acesso da população a produtos seguros, efetivos e ao menor custo possível. O Poder Judiciário, gestores e profissionais da saúde precisam conhecer os pontos críticos que interferem na demanda por medicamentos. Todavia, o fenômeno da judicialização tem interferido nas políticas sanitárias em todo o mundo, muitas vezes não suprindo as necessidades dos pacientes e comprometendo o orçamento dos sistemas de saúde. Apesar da relevância, há poucos estudos que abordam o tema com a qualidade científica. Assim, o objetivo da presente revisão sistemática foi avaliar o perfil metodológico dos estudos sobre judicialização de medicamentos na literatura. A revisão sistemática foi realizada nas bases de dados Pubmed, Scopus, Lilacs, Web of Science, utilizando para a busca as palavras-chaves combinadas de diferentes formas. Foram utilizados como critérios de inclusão: estudos publicados de janeiro de 1990 a março de 2015, que envolvem a judicialização de medicamentos, que mostram a influência da judicialização em serviços/ gestão da assistência farmacêutica, nas línguas inglês, português e espanhol. O processo de seleção foi implementado em três fases, com a análise do título, resumo e texto completo por dois pesquisadores. Artigos indexados repetidamente em dois ou mais bancos de dados foram consideradas apenas uma vez. A concordância entre os pesquisadores foi medida usando o coeficiente kappa (k) e o intervalo de confiança de 95% (IC). As divergências foram resolvidas por consenso. Foram excluídos artigos teóricos, editoriais, teses e artigos que não foram fornecidos na íntegra. A qualidade da investigação metodológica dos estudos analisados foi avaliada de acordo com as recomendações STROBE.

Externo à Instituição - ALFREDO DIAS DE OLIVEIRA FILHO
Presidente - 3571566 - JULLYANA DE SOUZA SIQUEIRA QUINTANS
Externo à Instituição - TATIANE CRISTINA MARQUES

Notícia cadastrada em: 22/01/2016 08:27