Banca de DEFESA: ALESSANDRA REZENDE MESQUITA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA REZENDE MESQUITA
DATA: 23/02/2015
LOCAL: Auditório do Departamento de Farmácia/UFS
TÍTULO: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA
PALAVRAS-CHAVES: atenção farmacêutica; metodologias ativas de ensino; competências.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Objetivo: avaliar o uso de metodologias ativas no ensino da atenção farmacêutica. Métodos: o estudo foi realizado em quatro etapas. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o intuito de identificar os estudos sobre o ensino da atenção farmacêutica no mundo. Para tanto, as bases de dados LILACS, PubMed, SCOPUS, EMBASE e ERIC foram revisadas, utilizando os descritores “Pharmaceutical services”, “Pharmaceutical care”, “Medication Therapy Management”, “Learning”, “Education” e “Teaching”. Em seguida foi realizado um grupo focal com professores da disciplina atenção farmacêutica em instituições públicas do país, com o objetivo de obter suas opiniões sobre os conteúdos e as habilidades a serem ensinados na disciplina de atenção farmacêutica e as estratégias de ensino mais adequadas. Após esta etapa de determinação dos conteúdos e estratégias de ensino, a disciplina de atenção farmacêutica em foi implantada em 2013. Os métodos de aprendizagem ativos utilizados foram: aula expositiva dialogada, simulações e estudos de caso. Nesta etapa foram avaliadas as experiências dos estudantes com a disciplina e foram obtidas informações sobre suas preferências em relação às abordagens de ensino empregadas. Por fim, foram determinados os objetivos de aprendizagem e a disciplina em novo formato em foi aplicada no primeiro semestre de 2014. Nesta etapa, foram avaliadas a aprendizagem dos discentes e a percepção dos estudantes sobre suas competências para a prática de atenção farmacêutica. Para avaliação da aprendizagem foram utilizados quatro tipos de exames em sala de aula (prova discursiva escrita, seminários, exame clinico objetivo estruturado - OSCE e paciente virtual). Resultados: Na revisão sistemática 25 artigos preencheram os critérios de inclusão. Nestes, diferentes métodos de ensino foram descritos, sendo aprendizagem baseada em problemas o método mais citado, seguido por simulações, estudos de casos e palestras. O grupo focal com professores mostrou que novos métodos de ensino devem ser implantados a fim de garantir disciplinas de atenção farmacêutica efetivas. Na avaliação da disciplina em 2013, a maioria (94,6%) dos discentes percebeu que o uso de métodos centrados no estudante pode proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional. Na etapa final do estudo, 33 estudantes realizaram os quatro tipos de avaliação da aprendizagem utilizados na disciplina. Destes, 25 eram do sexo feminino (75,75%), com idade média de 23,43 + 2,82 anos e cursando quarto ano da graduação em Farmácia. A média geral dos estudantes nas avaliações foi 7,97 + 0,59 e o desempenho no método do paciente virtual foi estatisticamente superior aos outros métodos. Na avaliação de percepção de competência para a prática de atenção farmacêutica, a comparação dos escores pré-teste e pós-teste mostrou melhora estatisticamente significativa (p < 0,05) para todas as competências avaliadas. Conclusão: o uso de metodologias ativas no ensino da disciplina atenção farmacêutica demonstrou melhora significativa nas competências necessárias para prática da atenção farmacêutica, além de apresentar bons níveis de satisfação dos estudantes com a disciplina.

Presidente - 1315121 - DIVALDO PEREIRA DE LYRA JUNIOR
Externo ao Programa - 1718309 - DULCE MARTA SCHIMIEGUEL MASCARENHAS LIMA
Interno - 3571566 - JULLYANA DE SOUZA SIQUEIRA QUINTANS
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES