Banca de QUALIFICAÇÃO: ENALDO VIEIRA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENALDO VIEIRA DE MELO
DATA: 10/09/2014
LOCAL: sala 27 Centro de pesquisas biomédicas
TÍTULO: BIOMARCADORES E ANALOGO DA GLUTATIONA NO TRATAMENTO NA LEISHMANIOSE VISCERAL
PALAVRAS-CHAVES: leishmaniose visceral; NAC;CD40 ligante solúvel, reposta imune.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A leishmaniose visceral constitui-se um grave problema de saúde pública no mundo, demandando medidas eficazes no seu controle e tratamento. A terapêutica atual para está longe de ser a ideal em função regimes de tratamentos longos e efeitos colaterais significativos. Os dois problemas mais importantes na concepção de um antiparasitário está em definir o alvo terapêutico e desenvolvimento de resistência aos medicamentos pelo parasita. Desse modo a busca de novas opções terapêuticas além de avaliação da eficácia de terapêutica adjuvante é muito importante. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta terapêutica dos pacientes quanto à ação adjuvante do N-acetil-L-cisteina (NAC) na quimioterapia da leishmaniose visceral humana, feita com antimônio penta valente. A partir de um estudo de intervenção, tipo ensaio clínico, cego, randomizado, foram investigados 60 pacientes do Hospital Universitário com diagnóstico positivo para leishmaniose visceral aguda. Esses pacientes foram distribuídos em dois grupos de 30: Grupo Estudo – que fez uso do antimônio penta valente dose padrão complementado com o N-acetil-L-cisteina (NAC) e o Grupo Controle - que fez uso apenas do antimônio dose padrão. Os níveis séricos de CD40 ligante solúvel (SCD40L) foram significativamente maiores no grupo SbV + NAC em relação ao grupo SbV,com elevação ao longo do tempo dessa glicoproteina mais acentuada no grupo estudo. Do mesmo modo a dimensão de baço e níveis séricos de citocinas (TNF-α, IL-10, IL-12p40) diminuíramao longo do tratamento nos dois grupos enquanto lado o número de neutrófilos aumentou.Vários estudos da literatura assinalam a importância da interação entre o CD40 e seu ligante solúvel (sCD40L) para uma efetiva resposta imune e que essa interação ocorre por meio de sinalização recíproca através de fosforilação da proteína quinase mitógeno induzida (MAPK) de MAPK p38 e ERK1/2. Outros estudos mostram como uma estratégia de evasão da resposta imune e o estabelecimento de infecção, a Leishmania inibe a sinalização p38MAPK acionada pelo CD40. E ainda que sistema redox de glutationa regula a produção de IL-12 induzida pela LPS através da ativação da p38 MPAK e o efeito de iniciação de IFN-γ e a produção de IL-12 é em parte uma consequência do equilíbrio redox da glutationa.

Os resultados sugerem que a adição do NAC ao tratamento convencional melhora a reposta imunológica dos pacientes, sobretudo na diminuição dos níveis séricos de IL-10, IL-12p40 e na elevação da sDC40L. É plausível que o NAC eleve os níveis de SCD40L com conseqüente aumento de IL-12 e espécies reativas de nitrogênio, através da ativação do MAPK p38 via o sistema redox de glutationa.

Interno - 285930 - AMELIA MARIA RIBEIRO DE JESUS
Interno - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Externo ao Programa - 2869587 - PATRICIA RODRIGUES MARQUES DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 21/08/2014 12:39