Banca de DEFESA: TANIA MARIA VIEIRA SOUZA

DISCENTE: TANIA MARIA VIEIRA SOUZA
DATA: 13/06/2014
LOCAL: sala de aula 27 Centro de Pesquisas Biomédicas
TÍTULO: Alterações farmacocinéticas de drogas pelo citocromo P450 na leishmaniose visceral humana
PALAVRAS-CHAVES: Citocromo P450; Leishmaniose visceral; Farmacocinética.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Estudos realizados em seres humanos e animais de laboratório têm demonstrado que a inflamação e os processos infecciosos estão associados a alterações na expressão e na atividade dos citocromos P450 (CYP), os quais são responsáveis pelo metabolismo da maioria dos fármacos de uso clínico. Nesse contexto, os objetivos deste trabalho foram: observar as alterações farmacocinéticas; descrever as características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais; e avaliar a atividade das isoenzimas CYP3A, CYP2C9 e CYP2C19 em pacientes com leishmaniose visceral antes e após o tratamento. Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido em uma unidade de internamento de um hospital escola vinculado à Universidade Federal de Sergipe, referência no diagnóstico e tratamento da leishmaniose visceral no Estado, do qual participaram 24 pacientes. O estudo foi realizado em quatro fases: antes do início do tratamento, imediatamente após o término do tratamento, noventa e cento e oitenta dias após o término do tratamento. Em cada fase, os pacientes ingeriram os medicamentos omeprazol (substrato do CYP2C19), losartano (substrato do CYP2C9) e midazolam (substrato do CYP3A4), os quais foram usados como prova da atividade das enzimas para as quais são substratos. Foi realizada coleta de amostras de sangue (5 mL) dos pacientes antes da administração desses medicamentos, e 15, 30, 45 minutos e 1, 2, 3, 4, 5 e 6 horas após a administração dessas drogas. Também foi coletada toda a urina produzida nas 8h seguintes à ingestão dos medicamentos e separada uma alíquota de 20 mL para análise. A cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas (LC-MS-MS) foi utilizada para quantificação dos medicamentos e seus metabólitos nas amostras coletadas. A razão das concentrações plasmáticas omeprazol/5-hidróxi-omeprazol obtidas 4h após a administração do fármaco foi usada para avaliar a atividade do CYP2C19, e a atividade da enzima CYP2C9 foi estimada pela razão das concentrações losartano/E-3174 na urina coletada nas 8h seguintes à administração do fármaco. Para estimar a atividade do CYP3A4 foi calculado o clearence aparente (CL/F) do midazolam. Os resultados mostraram que houve predomínio da doença no sexo masculino e que a maioria dos casos ocorreu em pacientes residentes na zona urbana. Em relação ao quadro clínico, estiveram presentes emagrecimento, febre, hepatomegalia e mal estar em 100% dos participantes, e 50% deles foram diagnosticados entre 90 e 180 dias do início dos sintomas. Sobre as alterações laboratoriais, foram encontradas anemia, leucopenia, plaquetopenia, hipoalbuminemia, transaminases normais ou levemente alteradas. Quanto à farmacocinética, o clearence aparente do midazolam encontrava-se reduzido durante a doença e aumentado após o tratamento; a razão metabólica da concentração plasmática de omeprazol-5-hidróxi-omeprazol e a razão da concentração losartano/E-3174 na urina encontravam-se aumentadas durante a doença e reduzidas após o tratamento. Diante dos achados, verificamos que a atividade dos CYP3A4, 2C9 e 2C19 encontrava-se reduzida durante a LV, mas aumentava após o tratamento.

Interno - 1698148 - ENILTON APARECIDO CAMARGO
Externo ao Programa - 2208516 - ROBERTA PEREIRA MIRANDA FERNANDES
Presidente - 285906 - ROQUE PACHECO DE ALMEIDA

Notícia cadastrada em: 29/05/2014 10:29