Banca de DEFESA: JOAO FERNANDES BRITTO ARAGAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO FERNANDES BRITTO ARAGAO
DATA: 27/05/2014
LOCAL: Sala de Aula 27 Centro de Pesquisas Biomédicas
TÍTULO: Educação à distância e sua comparação com o método tradicional de ensino: um estudo experimental prospectivo randomizado
PALAVRAS-CHAVES: Educação Médica, Educação a Distância, Instrução por Computador, Computação em Informática Médica, Equilíbrio Hidroeletrolítico, Desequilíbrio Hidroeletrolítico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Lecionar tópicos relativos ao manuseio de água e eletrólitos é sempre um desafio para o educador médico. Confrontados com área tão complexa é indispensável à presença física de um professor em sala de aula, ou o aluno pode, com auxílio de e-Learning, instruir-se sozinho? Com o propósito de responder a esta pergunta, 62 alunos voluntários da graduação médica do Estado de Sergipe, Brasil, sem experiência prévia na abordagem específica de aspectos clínicos e terapêuticos relacionados ao equilíbrio hidroeletrolítico, foram submetidos, após alocação randômica em cascata em conformidade com o seu ano de entrada da Universidade e o método de aprendizagem adotado na instituição (convencional ou metodologia ativa), a um estudo longitudinal analítico experimental. Os alunos foram alocados em dois grupos (presencial e a distância) para receberem aulas referentes ao gerenciamento de agua e eletrólitos. Provas avaliativas, com o mesmo teor, foram aplicadas, para os dois grupamentos, em dois momentos distintos: para avaliação de conhecimentos prévios (pré-teste) e conhecimentos assimilados (pós-teste). Definiu-se o ganho de aprendizagem como a diferença entre as médias do pré-teste e do pós-teste. Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva e inferencial e o nível de significância para rejeição da hipótese de nulidade foi de 0,05. Com base nas avaliações foram calculados medidas de tendência central, dispersão e intervalo de confiança. Ganhos de aprendizagem foram avaliados com o teste t pareado. Os grupos foram comparados entre si por meio do teste t de Student para amostras independentes. A análise estatística não mostrou diferença significativa no ganho de aprendizagem no comparativo entre os grupos (p=0,58), indicando que a educação à distância é tão boa quanto à presencial no ensino do Equilíbrio Hidroeletrolíticos e seus distúrbios.

Externo ao Programa - 426251 - ANTONIO CARVALHO DA PAIXAO
Externo ao Programa - 3204497 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Externo à Instituição - FRANCISCO PRADO REIS
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES