A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSANA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUSANA DE CARVALHO
DATA: 18/02/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de aula Centro de Pesquisas Biomédicas
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE REPARAÇÃO NA FALA GAGUEJADA
PALAVRAS-CHAVES: fala; monitoramento; gagueira; adultos.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Introdução: A produção da fala envolve uma série de falhas que são, automaticamente, corrigidas pelo falante indicando a existência de um sistema interno de automonitoramento. Muitas vezes consideradas como erros do processamento linguístico, tais falhas podem revelar dificuldades no processamento neuromotor ou perceptual. Objetivo: Analisar o auto monitoramento da fala de adultos que gaguejam, comparando-o ao desempenho de adultos fluentes. Material e método: Trata-se de um estudo observacional e analítico, que contou com 70 participantes, adultos, do sexo masculino, falantes nativos do português brasileiro com, pelo menos, o ensino médio completo. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: 35 adultos fluentes e 35 adultos que gaguejam. Todos os voluntários foram convidados a proceder a leitura oral de um texto padronizado para o português brasileiro. A tarefa foi gravada e, posteriormente, transcrita literalmente. O exame das amostras de fala possibilitou a identificação dos erros e a sua classificação. Os erros foram categorizados como ignorados, corrigidos encobertos e corrigidos explícitos. Os dados, assim obtidos, foram contabilizados e submetidos a análise estatística descritiva e analítica. Resultados: Não foi observada diferença entre o número de erros ignorados por adultos fluentes ou adultos que gaguejam. Há diferenças, entre os grupos, no que diz respeito às correções, tanto de erros encobertos quanto explícitos.Conclusão: Adultos fluentes e adultos que gaguejam evidenciam as mesmas habilidades de automonitoramento da fala. As estratégias de reparação, na fala gaguejada, diferem em alguns aspectos das estratégias de falantes fluentes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1656787 - JOSIMARI MELO DE SANTANA
Interno - 2693741 - VALTER JOVINIANO DE SANTANA FILHO
Externo ao Programa - 3204497 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA

Notícia cadastrada em: 05/02/2014 10:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf