Banca de QUALIFICAÇÃO: BLÍCIE JENNIFER BALISA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BLÍCIE JENNIFER BALISA ROCHA
DATA: 21/03/2013
LOCAL: SALA DE AULA NPGME (SL.27)
TÍTULO:

"Desenvolvimento. aprimoramento e avaliação da ferramenta do paciente virtual no ensino de competências para a prática da atenção farmacêutica"

PALAVRAS-CHAVES:

educação, paciente virtual, atençao farmacêutica.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Objetivo: Desenvolver, aprimorar e avaliar a ferramenta do paciente virtual, software PharmaVP, no ensino de competências para a prática da Atenção Farmacêutica (AF).

Métodos: a elaboração, construção e transição do software. a avaliação do sistema piloto foi realizada pelo instrumento adaptado da ISO/IEC 9126 (2001) e a satisfação dos usuários por meio do instrumento proposto por Kolesar e Pitterle (2002). Os aprimoramentos e reavaliação do Software PharmaVP foram realizados em cinco etapas: aprimoramento (pré-testes); avaliação do software pelos desenvolvedores e mentores; aplicação; avaliação quantitativa - ISO/IEC 9126 (2001), Hussein e Kawahara (2006) e Zary, Johnson, Boberg, Fors (2006) - e qualitativa - análise de conteúdo (MINAYO, 1999; TURATO, 2003) subsidiada em Bardin (2006); e  aprimoramento (pós-testes).

Resultados: a elaboração do Software PharmaVP piloto teve a duração de oito meses (julho de 2009 a fevereiro de 2010). Na avaliação do sistema piloto pelo instrumento adaptado da ISO/IEC 9126 (2001), a eficiência manutenibilidade e portabilidade do sistema obtiveram melhores médias comparadas à funcionalidade, confiabilidade e usabilidade do mesmo. No total, 32 estudantes dividos em seis grupos concluiram a resolução dos casos clínicos do Software PharmaVP piloto. A avaliação da satisfação mostrou resultados positivos quanto ao uso do Software PharmaVP piloto, os estudantes concordaram que a experiência foi fundamental para o aprendizado e gostariam de usar o PharmaVP Software novamente.

Interno - 2445308 - ADRIANO ANTUNES DE SOUZA ARAUJO
Externo à Instituição - ALFREDO DIAS DE OLIVEIRA FILHO
Interno - 2168215 - EDILENE CURVELO HORA

Notícia cadastrada em: 18/03/2013 10:54