Banca de DEFESA: LAILA GALVÃO ALMEIDA

DISCENTE: LAILA GALVÃO ALMEIDA
DATA: 22/02/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO NPGFI - VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA DOSE DE RADIAÇÃO ABSORVIDA EM DIFERENTES ESTRUTURAS CARDÍACAS: COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS DE TRATAMENTO RADIOTERÁPICO EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA
PALAVRAS-CHAVES: câncer de mama, dose cardíaca, radioterapia, dosimetria.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

ALMEIDA, L. G. Avaliação da dose de radiação absorvida em diferentesestruturas cardíacas: comparação de técnicas de tratamento radioterápico empacientes com câncer de mama. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe,2019, Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Sergipe, 2019O câncer de mama é o tipo mais frequente entre mulheres. Devido à posiçãoanatômica da mama, a radioterapia pode causar efeitos secundários aos tecidosnormais adjacentes, principalmente ao coração. Estudos recentes já associam astécnicas 3D-CRT e IMRT à toxicidade cardíaca tardia. O objetivo deste trabalho éavaliar a distribuição de dose recebida pela mama e órgãos de risco, com ênfase emestruturas individuais do coração, para 2 diferentes técnicas de tratamento deradioterapia (Field-in-Field e 3D-CRT) em pacientes submetidas a cirurgiaconservadora da mama esquerda por meio da comparação entre as técnicas. Foirealizada a aquisição de imagens em tomógrafo multislice de 64 canais sincronizadoao eletrocardiograma após injeção de meio de contraste iodado em 18 pacientes.Um radio-oncologista e um cardiologista delinearam os contornos dos volumes alvoe das subestruturas do coração: tronco pulmonar, coração, ventrículos direito eesquerdo, átrios direito e esquerdo, artéria descendente anterior esquerda, artériacoronária direita, artéria circunflexa e aorta. Num sistema de planejamento foirealizado planos de tratamento com as técnicas 3D-CRT (3D) e Field-in-field (FiF)para cada paciente. Analisando o histograma dose-volume, os volumes paradiferentes doses (V2, V5, V10, V20, V25 e V30) e as doses média e máximarecebidas por cada estrutura delineada foram determinadas. Foram calculados asmédias e respectivos desvios padrões e realizada a análise estatística (testeWilcoxon) dos resultados. O estudo conclui que a angiotomografia consiste em umaeficaz ferramenta no auxílio para o delineamento preciso de cada subestruturadurante o processo de planejamento do tratamento. Além disso, o estudodemonstrou benefícios em relação à distribuição de dose da técnica FiF quandocomparada à 3D para o tratamento radioterápico de pacientes com câncer de mamaesquerda. Praticamente todas as estruturas analisadas sofreram menor irradiaçãocom a técnica FiF em relação à 3D, sendo todos os p-valores significativos.

Presidente - 1546057 - ANA FIGUEIREDO MAIA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - HARLEY FRANCISCO DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 12/02/2019 11:00