Banca de DEFESA: MARIA OLIVEIRA SANTOS XAVIER

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA OLIVEIRA SANTOS XAVIER
DATA: 30/11/2017
LOCAL: SALA 23 DO DFI
TÍTULO: Cálculo de propriedades magnéticas e magnetocalóricas no contexto do modelo de aproximação de pares FASE MAGNETICAS
PALAVRAS-CHAVES: Efeito magnetocalórico, aproximação de pares, spins mistos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

Esta tese é dedicada ao estudo de propriedades magnéticas e magnetocalóricas desistemas ferromagnéticos no contexto do modelo de aproximação de pares,considerando a interação com o primeiro e segundo vizinho. Para as análises foramconsideradas os Hamiltonianos de Ising e Heisenberg, levando em consideração doiscasos: interação entre vizinhos com mesmo momento magnético (S_i=S_j) e interaçãoentre spins mistos (S_i ≠S_j). Inicialmente as análises foram realizadas em sistemaferromagnéticos de spins puros $S=1,2$, nos quais, a hamiltoniana apresenta, apenas, ostermos Zeeman e troca (bilinear (J_1) e biquadrática (J’_1), com e sem anisotropia(\Delta)). A magnetização g<S_z> e a temperatura de Curie T_C foram investigadasatravés da comparação com o parâmetro de troca biquadrático (J’_1) e verificou-se que,especialmente em regiões negativas de J’_1 < J_1 o seu aumento modifica a disposiçãodos elétrons no estado fundamental, tais modificações são mais visíveis no modelo deHeisenberg. A inserção de mais um spin nos cálculos, interação com o primeiro esegundo vizinhos, modifica o comportamento da magnetização e aumenta a temperaturacrítica. Essa mudança na magnetização é refletida nas curvas de variação de entropia,que é obtida via relação de Maxwell (colocar a relação). Considerar mais uma interaçãonos cálculos das matrizes dos operadores de spin aumenta a correlação entre os spins darede, aumentando assim, as flutuações térmicas sobretudo na região de transição de fasemagnética. No que segue, um sistema com interação entre spins mistos (S_i =9/2 eS_j=7/2) foi considerado. A hamiltoniana, neste caso, foi composta dos termos Zeeman,troca (bilinear (J_1)) e anisotropia uniaxial (D). Como D assume a direção do eixo-Z dospin no sitio i, as maiores contribuições deste tipo de anisotropia encontram-se noscálculos de g<S_i^z> para o modelo de Ising. Por fim, o modelo de pares foi adaptadopara a série RAl_2 (R= Gd, Tb e Tm) considerando o efeito do campo cristalino,descrevendo assim as suas propriedades magnéticas e magnetocalóricas, por meio degrandezas como: magnetização e variação de entropia magnética.

Presidente - 1766876 - EDISON JESUS RAMIREZ PLAZA
Externo à Instituição - JOÃO ANTONIO PLASCAK