Banca de DEFESA: ADELINO DOS SANTOS FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADELINO DOS SANTOS FILHO
DATA: 30/08/2016
LOCAL: SALA 23 DO DFI
TÍTULO: PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DO MODELO DE HEISENBERG NAS APROXIMAÇÕES DE CAMPO MÉDIO E EFETIVO
PALAVRAS-CHAVES: Magnetismo, Diagrama de Fase, Termo Anisotrópico, Função de Distribuição,Modelo de Heisenberg.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

A interação de troca J entre os íons magnéticos a qual confere o ordenamento dos mesmos em redes cristalinas reais é um fator essencial para o surgimento de campos magnéticos macroscópicos, mas não é o único fator responsável pelo fenômeno. Muitos outros fatores contribuem como a geometria da rede, presença de íons não magnéticos no cristal, termos de anisotropia, fatores externos ao material como um campo aplicado. Neste trabalho, obtivemos propriedades magnéticas do modelo de Heisenberg de spin 1\2 nas aproximações de campo médio e de campo efetivo para duas redes distintas: Kagomé e Cúbica Simples. Para a rede tipo kagomé a aproximação usada foi a de campo médio e adicionamos os termos de anisotropia de Dzyaloshinkii-Moriya (DM) e de campo externo. Nessa parte o objetivo consiste em analisar o diagrama T x d e o comportamento das grandezas termodinâmicas como magnetização, energia interna, calor especifico e susceptibilidade sobre a flutuação dos parâmetros Δ (definido como parâmetro de troca ), d (termo DM) e da temperatura reduzida KBT/J. Para a rede cubica simples a abordagem foi realizada na aproximação de campo efetivo, nesse contexto adicionamos ao formalismo termos de distribuição para as ligações entre os sítios P(Kij )e uma distribuição trimodal para o campo externo P(h) e estudamos os efeitos dessas distribuições nos diagramas de faseTc x h , Tc x p e Tc x alfa. Com isso obtivemos resultados que podemos considerá-los como uma boa estimativa do comportamento magnético de sistemas reais, os quais, possuem, os tipos de redes considerados e que estão sobre a influêcia dos parâmetros anisotrópicos e das distribuições consideradas.

Presidente - 583495 - DOUGLAS FERREIRA DE ALBUQUERQUE
Interno - 6425984 - ANDRE MAURICIO CONCEICAO DE SOUZA
Interno - 1460188 - NELSON ORLANDO MORENO SALAZAR
Externo ao Programa - 2584227 - RICARDO OLIVEIRA FREIRE