Banca de DEFESA: DAVID VIEIRA SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID VIEIRA SAMPAIO
DATA: 26/02/2016
LOCAL: SALA 23 DO DFI
TÍTULO: Estudo do sistema SrAl2-a-bO4:EuaDya sinterizado a laser e a vácuo
PALAVRAS-CHAVES: Aluminatos alcalinos terrosos, sinterização à laser, luminescência persistente.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

No presente trabalho pós de aluminato de estrôncio (Sr1-a-bAl2O4:EuaDyb) com diversas concentrações dos dopantes foram preparados utilizando o método Pechini. Todas as composições apresentaram fase cristalina desejada a 800°C. Para a obtenção das cerâmicas luminescentes foram escolhidas três metodologias distintas de sinterização. Inicialmente foi utilizado o método de sinterização a laser, que tem como fonte de aquecimento um laser de CO2. Este método proporcionou a obtenção de cerâmicas densas com alta qualidade óptica, chegando a 40% de transmitância na região visível. Também foi observado que durante o processamento a laser mesmo sem controle de atmosfera ocorreu a redução do európio para a valência II, condição exigida para a obtenção da luminescência persistente no aluminato de estrôncio. Outro método de sinterização utilizado foi em forno resistivo com ambiente a vácuo. Durante esse processamento foram obtidas cerâmicas com uma qualidade microestrutural inferior às anteriores, porém de acordo com os resultados de XANES foi observado uma redução mais eficiente do európio neste caso. Também foi realizado um tratamento em forno a vácuo de cerâmicas previamente sinterizadas a laser. Estas apresentaram boa qualidade microestrutural e elevada eficiência na redução do európio. Realizando medidas de XANES, EDS e MEV foi possível estudar o processo de redução do európio no sistema, apresentando as possíves equações de defeitos que governam esse processo. Também foi encontrada uma dependência do processo de redução com a concentração, principalmente de Dy. As características luminescentes das cerâmicas foram estudadas através de medidas de fotoluminescência e tempo de luminescência, analisando principalmente dois fatores: i) Influência da metodologia de processamento; ii) influência da concentração de dopantes. Os resultados mostraram que a propriedade fotoluminescente apresenta forte influência da concentração de Eu2+ presente no material enquanto que a propriedade de luminescência persistente apresenta maior influência da concentração de Dy. Por fim foi montado um esquema ilustrativo que descreve o modelo de luminescência persistente para o aluminato de estrôncio.

Presidente - 2687334 - RONALDO SANTOS DA SILVA
Interno - 1373167 - JOSE JOATAN RODRIGUES JUNIOR