Banca de DEFESA: RAIMUNDO ERIVAN MORAIS XIMENES FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO ERIVAN MORAIS XIMENES FILHO
DATA: 19/02/2016
LOCAL: SALA 23 DO DFI
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE OBJETO SIMULADOR ANTROPOMÓRFICO DE CABEÇA COM DOLOMITA E METILMETACRILATO PARA DOSIMETRIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
PALAVRAS-CHAVES: phantom antropomórfico; Tomografia computadorizada
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

A tomografia computadorizada (CT) é uma modalidade do radiodiagnóstico que representa aproximadamente 15% do total dos procedimentos médicos realizados nesta área, entretanto, esta técnica contribui com cerca de 50% da dose coletiva. Procedimentos que depositam altas doses, tais como a CT, devem passar por rigorosos testes de controle de qualidade (CQ), uma vez que sempre há riscos para a saúde do paciente quando ele é submetido a exames com taxas de dose elevadas. Daí surge a necessidade de avaliar os parâmetros do feixe aos quais o paciente está sendo submetido; um dos principais a ser monitorado é a dose a que se está expondo-o ao se realizar um exame CT.
A realização dos testes de CQ em pacientes é inviável, por isso, são utilizados objetos simuladores que tentam replicar o perfil de atenuação de alguma parte do corpo humano. No caso específico desse trabalho, o objetivo foi a construção de um objeto simulador (ou phantom) da cabeça humana. Este phantom foi construído com materiais de fácil acesso e mais vantajosos financeiramente quando comparados com seus concor-rentes internacionais, uma vez que foram gastos apenas R$ 350,00 na sua confecção.
Dentre os materiais analisados neste trabalho, foram escolhidos para serem usados a dolomita e polímero de metil-metacrilato (PMMA), tendo em vista que os resultados das medidas de coeficientes de atenuação mássico (μ/) desses materiais em diferentes proporções mostram que, em uma proporção em massa de 1:1 entre a dolomita e a resina acrílica, o perfil de atenuação de raios X do objeto simulador se aproxima com o da refe-rência (osso).
Estudos dosimétricos foram feitos no objeto simulador usando dosímetros termo-luminescentes (TLDs) e uma câmara de ionização. O perfil de dose dos TLDs resultou em uma dose efetiva média de 1,6 mSv, enquanto que as medidas na câmara de ionização resultaram em uma média de dose efetiva de 1,1 mSv. Os resultados de dose efetiva en-contrados na literatura sugerem que exames de tomografia computadorizada estão em um intervalo de 0,9 – 4,0 mSv. As doses efetivas obtidas com o objeto simulador desenvol-vido por esta pesquisa citadas anteriormente, encontram-se dentro desse intervalo.

Interno - 1704017 - ALBERICO BLOHEM DE CARVALHO JUNIOR
Presidente - 1546057 - ANA FIGUEIREDO MAIA
Externo à Instituição - FERNANDO ROBERTO DE ANDRADE LIMA
Externo à Instituição - MARIA DA PENHA ALBUQUERQUE POTIENS