Banca de QUALIFICAÇÃO: TEREZA SANTOS FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TEREZA SANTOS FARIAS
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Sala 302 didática VII e Remota
TÍTULO: LITERACIA CIENTÍFICA E COMBATE À DESINFORMAÇÃO: O ENSINO DE CIÊNCIAS NA TEIA DO NEGACIONISMO CIENTÍFICO
PALAVRAS-CHAVES: Literatura científica; Desinformação; Ensino de Ciências
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A crise sanitária instaurada a partir da pandemia da covid-19 aprofundou problemas existentes, cujos múltiplos desdobramentos, de ordem socioeconômica, humanitária, e, no caso particular do Brasil, civilizatória, acrescentaram contornos novos à algumas das mazelas com as quais o Brasil não tinha encarado de frente. O negacionismo científico, apesar de abrigar uma complexa multidimensionalidade, é um dos efeitos que nos interessa, de modo particular, nesse estudo. Essa é, portanto, a indagação motora da pesquisa: de que forma a Literacia científica no ensino de ciências pode contribuir para o enfrentamento ao negacionismo científico? Partindo dessa indagação, o objetivo central dessa pesquisa doutoral é analisar as controvérsias do negacionismo científico sob o enfoque da Literacia científica nos anos finais do ensino fundamental. Para o alcance dos objetivos propostos, o caminho metodológico escolhido integra a Análise Documental, a partir da imersão em normativos e documentos curriculares, a aplicação e análise de questionários junto à professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores de ciências que atuaram na escrita dos currículos referenciais, com adoção dos procedimentos da análise textual discursiva para a análise qualitativa. Importa destacar que o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, e este relatório de qualificação apresenta a análise e discussão dos dois primeiros objetivos específicos da pesquisa. O primeiro objetivo específico é o capítulo que apresenta as relações teórico-metodológicas entre Literacia científica e ensino de ciências, cuja revisão sistemática realizada mostrou que o ensino de ciências pode ser potencializado com a inclusão da perspectiva da literacia científica, de forma a estimular uma postura crítica e protagonista do estudante, nos seus percursos de aprendizagem. O segundo objetivo específico é o capítulo que investiga os princípios e pressupostos da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental, e revela a expressa conexão desse documento curricular com a perspectiva do letramento científico, onde pensamento crítico e abordagem investigativa surgem como claros apontamentos à serem incorporados nos procedimentos e práticas de ensino. No entanto, cabe a reflexão sobre quais os caminhos necessários para que as orientações e diretrizes curriculares, encontrem condições apropriadas para a sua efetiva implementação no coração das políticas educacionais, que são as escolas. O terceiro capítulo, em construção, apresentará as contribuições teóricas relativas ao ensino de ciências no ensino fundamental anos finais, com desdobramentos nas práticas pedagógicas das professoras e dos professores de ciências, e o quarto capítulo contribui com o objetivo de situar a educação em ciências no contexto dos problemas e das contradições sociais e políticas de nosso tempo.

Externo à Instituição - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo ao Programa - 3327911 - ISABELA SANTOS CORREIA ROSA