Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS DE SOUZA DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS DE SOUZA DUARTE
DATA: 26/02/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/ufmt/projeto-impactos-da-pandemia
TÍTULO: Relações entre meio ambiente e prática pedagógica para professores da região amazônica do Norte do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Escola ribeirinha; Formação docente; práticas pedagógicas; Ensino de ciências
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

No presente relatório buscaremos compreender se a construção da prática pedagógica sofre influência do meio ambiente que constitui a identidade dos professores, com foco na compreensão desse processo na prática de professores do Norte do Brasil. Assim, nosso objetivo geral foi refletir como acontece a construção da prática em diálogo com a identidade e o ambiente, para professores que ensinam Ciências Naturais na região amazônica do norte do Brasil. E os específicos buscarão 1. compreender essas relações em escolas ribeirinhas do Amazonas, com foco na relação com o Rio; 2. Nos impactos da COVID sobre a prática de professores do Norte, especialmente Manaus e Belém; 3. Nas relações entre identidade e natureza que se expressam em Bionarrativas sociais Assim, navegaremos nas literaturas que versam sobre as escolas ribeirinhas e os processos formativos dos professores que ensinam Ciências Naturais, na Amazônia, pois é mister buscarmos a compreensão da construção identitária desse docente e seus processos formativos, uma vez que esse professor precisará manter uma relação horizontal e orgânica nas relações socioeducativas, socioculturais, socioambientais dentro do mundo vivido, percebido e experienciado do lugar. Em termos estruturais e metodológicos optamos por nos valer do multipaper, cujo formato se dar a partir de artigos distintos, que se dividirão em três fases. Também, optamos por uma escrita Autobiográfica, pois consideramos as vivencias e experiências de um dos pesquisadores da Tese, que é ribeirinho, nascido em uma comunidade do interior do Amazonas, cujos relatos de vida estão no primeiro capítulo. A primeira fase, explicitada no primeiro, busca uma reflexão entre as Relações entre o ambiente e a prática pedagógica. Aqui, discutimos a interação entre o professor e a influência do meio em suas práticas pedagógicas, sendo o rio o condutor dessas interações. Nosso segundo capítulo se volta para a análise das respostas de um questionário com perguntas semiabertas divididas em 4 tópicos com perguntas, cujo objetivo é entendermos a sua percepção com relação a possíveis impactos causados pela pandemia da COVID-19 em sua prática pedagógica. Pretendemos com esse capítulo o perfil sociodemográfico, comportamento e consequências da pandemia da covid-19, modalidade e recursos didáticos, prática pedagógica, ambos tópicos são voltados paras práticas pedagógicas dos professores durante o período de Pandemia. O público desse questionário serão os professores do Amazonas e de Belém. Nosso terceiro capítulo nos debruçaremos na discussão das Bionas, que são Bionarrativas Sociais. Aqui, conceituaremos as Bionas e discutiremos quais práticas pedagógicas os professores utilizam para ensinar ciências nas escolas e como eles as descrevem. Como resultados preliminares, diante da escrita da pesquisa até o momento, consideramos que o meio onde se vive influência não apenas nos modos de vida dos sujeitos, mas também em suas práticas educativas, nossa tese, relações entre natureza e práticas Pedagógicas de professores da Amazônia.

Presidente - 817.624.701-44 - ALICE ALEXANDRE PAGAN
Interno - 1528716 - MARTA ELID AMORIM MATEUS
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ CAMILO RAMOS DE SOUZA