Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE UIBSON PEREIRA MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE UIBSON PEREIRA MORAES
DATA: 22/02/2024
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe - campus de São Cristovão
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DOS IMPACTOS DE UMA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NAS CONCEPÇÕES NÃO-NEWTONIANAS SOBRE FORÇA E MOVIMENTO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Concepções não-newtonianas. Força e Movimento. Simulação Computacional. Ensino de Física.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento, que busca compreender as concepções não-newtonianas sobre Força e Movimento de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Além disso, a partir da identificação e caracterização de tais concepções, é objetivo também desta investigação realizar uma intervenção pedagógica (tratamento) com foco nas concepções consideradas mais frequentes no público alvo (amostra). Nesta intervenção pretende-se fazer uso de Simulações Computacionais que tratem do conteúdo das leis de Newton. Para tanto, esta investigação apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa, com delineamento quase-experimental utilizando grupo controle e experimental. A produção de dados ocorre a partir da aplicação das versões reduzidas do Force Concept Inventory (FCI), tanto no pré-teste quanto no pós-teste. A partir do proposto, as seguintes análises são realizadas: análise de concentração, análise de modelos, ganho normalizado de aprendizagem e o tamanho do efeito. Destaca-se ainda que análises estatísticas ocorre mediante a aplicação de testes paramétricos e não paramétricos adotando-se o nível de significância de 0,05 (5%). Os resultados mostrados neste texto dizem respeito a três artigos produzidos que tratam: i) da aplicação do FCI em grupos de alunos submetidos a materiais de natureza distintas; ii) da discussão teórica sobre as análises relativas à compreensão das concepções dos alunos; e iii) da identificação e caracterização das concepções dos alunos, a partir da análise de concentração. Por fim, são apresentadas no texto possíveis simulações computacionais que podem ser incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem, afim de tratar as concepções identificadas.

Presidente - 145.564.828-01 - FERNANDO FREI
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo ao Programa - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO