Banca de QUALIFICAÇÃO: MISLENE DE JESUS MENDONÇA

DISCENTE: MISLENE DE JESUS MENDONÇA
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: “O uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem do solo para o Ensino Fundamental II”
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Solos, relação solo-água, jogos didáticos, ensino e aprendizagem
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O solo e a água, fatores abióticos dos ecossistemas, são recursos naturais que sofrem com osimpactos provocados pelo uso humano. Mesmo o solo sendo um elemento essencial dosecossistemas, ainda possui sua importância pouco popularizada. E se tratando de sua relaçãocom a água, a atenção é ainda mais reduzida, sendo na maioria das vezes correlacionados ao setratar da agricultura, mediante a irrigação e ao processo erosão. O que leva, dessa forma, anecessidade de se ampliar a Educação em Solos, sobretudo na Educação Básica, se atentandopara a sensibilização sobre a importância e os usos abusivos dos recursos naturais.Considerando a relevância e a complexidade dos conteúdos de solos, é necessário que o seuensino e aprendizagem ultrapassem as metodologias tradicionais, onde deve ser priorizadoaulas que favoreçam uma aprendizagem mais significativa, na qual o estudante esteja no centrodo processo de construção do conhecimento. Portanto, este trabalho se trata de umainvestigação quali-quantitativa e objetiva oferecer subsídios para o desenvolvimento ediscussão sobre os solos, através do uso de jogos que auxiliem no processo de ensino eaprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental II. Para isso, propõe-se investigar oconhecimento dos estudantes do 8o e 9o ano do Colégio Estadual Murilo Braga, por meio dequestionários e a produção de desenhos alusivos ao solo; analisar o tema nos livros didáticosde Geografia e Ciências adotados pela unidade de ensino bem como realizar entrevistas comdocentes da mesma instituição. Os resultados reforçam que os livros didáticos não dão o suportenecessário para os professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem sobre ossolos e sua correlação com a água. Além de que a ausência da pedologia na formação inicialdos docentes junto a falta de tempo para um planejamento mais consistes das aulas pode afetardiretamente na aprendizagem dos discentes. Havendo a necessidade de ampliar ainda asdiscussões sobre metodologias que venham dar esse apoio.

Presidente - 1496786 - CRISTIANO APRIGIO DOS SANTOS
Interno - 2139764 - DANIEL RODRIGUES DE LIRA
Externo à Instituição - Manuella Vieira Barbosa Neto

Notícia cadastrada em: 28/10/2021 15:41