Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE FREIRE DOS ANJOS

DISCENTE: DANIELLE FREIRE DOS ANJOS
DATA: 22/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/tgd-hnpy-kum
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; segurança do paciente; avaliação de desempenho; estudos de validação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

INTRODUÇÃO: Os profissionais da saúde, em especial os servidores da enfermagem, têm cada vez mais se deparado com a necessidade de evoluir no seu processo de trabalho, buscando a segurança e cuidado dos seus pacientes, além do seu desenvolvimento profissional. Com esse intuito, o uso de instrumentos de avaliação em saúde se faz necessário para monitorar a qualidade da assistência e os resultados obtidos, mitigando falhas no processo assistencial. OBJETIVO: Levando em consideração que até o momento os hospitais da rede EBSERH não possuem um modelo de instrumento de avaliação padronizado, este estudo tem como objetivo construir e validar um modelo de instrumento para monitoramento de desempenho dos servidores de enfermagem, baseado em metas de segurança do paciente. MÉTODOS: O estudo foi realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) e trata-se de uma pesquisa metodológica, de abordagem quantitativa, utilizando o método Delphi. Inicialmente foi realizada uma busca em base de dados de artigos publicados nos últimos 10 anos, para coletar indicadores de desempenho com evidência científica e foco na segurança do paciente e avaliação da qualidade dos serviços de enfermagem. Posteriormente, foi elaborado um instrumento de busca ativa para avaliação de desempenho dos servidores da enfermagem contendo indicadores de qualidade e itens de verificação referentes a cada indicador, baseados nas metas de segurança do paciente. Em seguida, foi elaborado um formulário no Google Forms dividido em três partes: A primeira, contendo cinco perguntas referente às características dos juízes; a segunda parte, com seis responsabilidades e duas metas referentes a avaliação dos técnicos de enfermagem; a terceira parte apresentando duas metas e seis responsabilidades referentes a avaliação dos enfermeiros, os itens foram julgados conforme a escala Likert, apresentando variações de 1 a 4. Por fim, o instrumento foi submetido à avaliação de dois grupos de juízes, sendo o primeiro composto por enfermeiros RT´s e o segundo por gestores e/ou docentes com experiência na área de gestão hospitalar e/ou segurança do paciente. Utilizou-se a técnica de alfa de Cronbach para avaliar a confiabilidade/ consistência interna global do instrumento segunda as metas e as responsabilidades. Além disso analisou-se o impacto de cada responsabilidade / consistência interna global do instrumento, por meio do recálculo desses índices considerando a exclusão de cada item. Considerou-se o nível de significância de p=0,05 e o intervalo de confiança. Aplicou-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para avaliar a concordância dos juízes acerca de cada item. RESULTADOS: A amostra foi constituída de 21 juízes, metade deles possuíam mais de 12 anos de formados e 76,2% alguma especialidade na área de enfermagem. Ao analisar a distribuição das responsabilidades e metas observou-se de forma geral que, o instrumento para a avaliação dos técnicos de enfermagem e enfermeiros apresentou uma alta confiabilidade e um alto nível de consistência interna. As responsabilidades com natureza similares mostraram uma alta correlação, enquanto as de características distintas apresentaram uma correlação mais baixa. Todas as responsabilidades aferidas mostraram-se importantes, o que ficou evidenciado pela semelhança do alfa de Cronbach (0,842 para técnicos e 0,724 para enfermeiros). A análise da composição do instrumento segundo as responsabilidades mostrou que todos os itens têm grande importância pois, caso algum deles seja excluído a confiabilidade do instrumento irá diminuir. A variação da confiabilidade em caso de exclusão de um dos itens do instrumento de técnicos variou de 0,770 a 0,879 e a dos enfermeiros variou de 0,211 a 0,549. O coeficiente de correlação intraclasse para as medidas médias de responsabilidades dos técnicos foi de 0,842 com IC 95% 0,709 a 0,927 e o dos enfermeiros foi de 0,516 com IC 95% 0,089 a 0,779. Conforme I-CVI e teste binomial aplicados observou-se que todos os itens analisados foram aprovados pelos juízes com uma média 96,4%. CONCLUSÃO: O instrumento proposto para monitoramento de desempenho da equipe de enfermagem apresentou alto grau de confiabilidade e consistência interna, sugerindo que ele é passível de aplicação para tal fim. As responsabilidades selecionadas mostraram-se adequadas e pertinentes para a montagem do instrumento.

Interno - 2221782 - ENALDO VIEIRA DE MELO
Externo à Instituição - MICHELLE SANTOS MENEZES