Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA ALMEIDA SILVEIRA SOBRAL

DISCENTE: DÉBORA ALMEIDA SILVEIRA SOBRAL
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/nrh-dpdb-xnn
TÍTULO: DIAVISION: FERRAMENTA EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES COM DIABETES E ACUIDADE VISUAL PREJUDICADA
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes Mellitus; Transtornos da Visão; Inclusão Digital.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

INTRODUÇÃO: Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica e complexa, associada à deficiência da produção ou da ação da insulina. Quando não é realizado o acompanhamento ou controle do DM, surgem complicações micro ou macrovasculares, como doenças cardiovasculares, retinopatia diabética (RD), nefropatia e pé diabético. Medidas de autocuidado ajudam a controlar a hiperglicemia, previnem o surgimento de complicações e reduzem significativamente o início e progressão da RD. OBJETIVO: Desenvolver um aplicativo mobile acessível como ferramenta educacional em saúde para pacientes diabéticos com deficiência visual ou acuidade visual prejudicada. MÉTODOS: Estudo metodológico, exploratório e descritivo, de natureza aplicada e procedimento técnico-bibliográfico, desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe. A avaliação da usabilidade do aplicativo foi realizada em três ambulatórios referências no atendimento ao paciente com diabetes. Os participantes do estudo foram pacientes com diabetes selecionados para a etapa de testes da versão BETA do DiaVision de forma aleatória e não probabilística. O aplicativo foi desenvolvido através do modelo Design Instrucional Sistemático, a partir de quatro etapas: análise, design/desenvolvimento, implementação e avaliação. Os participantes conheceram o aplicativo Diavision no smartphone/tablet da entrevistadora e procedeu com a testagem do aplicativo. Após finalizado o teste, o participante respondeu um formulário para avaliação da usabilidade do DiaVision. Utilizou-se os Testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para avaliar a hipótese de igualdade de medianas. O nível de significância adotado em todo o estudo foi de 5% e o software utilizado foi o R Core Team 2021. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. RESULTADOS: Foi desenvolvido um aplicativo mobile para smartphones com sistema operacional Android e iOS, por meio do paradigma multicompilado. Com auxílio do programa CINTEC da Universidade Federal de Sergipe, foi iniciado o processo para patentear a marca e do app DiaVision. Foram incluídos 77 pacientes com diabetes, com idade entre 18 e 83 anos. Destes, 2,6% afirmaram apresentar deficiência visual total. Entre os pacientes, 90,1% afirmaram positivamente que gostariam de ter o aplicativo, 62,3% avaliaram a satisfação máxima com o aplicativo e 53,2% dos entrevistados responderam que usariam o aplicativo sempre. A principal sugestão de melhoria foi quanto à acessibilidade (35,1%), apesar de 45,5% afirmarem não haver necessidade de melhorias. A maioria declarou que o DiaVision contribui com o conhecimento sobre o diabetes e a melhor funcionalidade foi o registro dos valores de glicemia. A idade e o grau de deficiência visual interferiram na facilidade no uso do aplicativo, como também no índice de recomendação do aplicativo. CONCLUSÃO: O aplicativo para dispositivos móveis DiaVision demonstrou, em teste de usabilidade com voluntários, um elevado índice de aprovação, inclusive com altas taxas de avaliação quanto à frequência de uso diário e índices de recomendação. A acessibilidade foi a funcionalidade mais sugerida para melhoria do aplicativo. O DiaVision foi considerado como um aplicativo que proporciona, principalmente, um melhor conhecimento sobre o diabetes. Como se trata da versão inicial do aplicativo, sugere-se estudos futuros sobre avaliação da usabilidade do mesmo, inclusive por tempo mais prolongado, visando o acréscimo de melhorias e de novas funcionalidades.

Presidente - 2894237 - LYSANDRO PINTO BORGES
Externo ao Programa - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Externo ao Programa - 1541701 - LIUDMILA MIYAR OTERO

Notícia cadastrada em: 17/11/2021 09:15