Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ LUIZ FRANÇA ALVES

DISCENTE: ANDRÉ LUIZ FRANÇA ALVES
DATA: 21/10/2021
LOCAL: meet.google.com/oyt-fkiu-neg
TÍTULO: PROTOCOLO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS PARA APOIO GERENCIAL DE UM HOSPITAL-ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: PMO; Escritório de Gerenciamento de Projetos; Hospital Universitário.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: A revisão baseada em evidências é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. O presente trabalho explora, por meio do estado da arte, a importância do Escritório de gerenciamento de projetos e sua aplicabilidade dentro de um hospital-escola. Objetivo: Este estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo com instruções para implementar um escritório de projetos no Hospital Universitário de Aracaju. De modo a contribuir para a área de gerenciamento de projetos no espectro de implantação de Escritório de gerenciamento de projetos com intuito de explorar os elementos necessários para a instalação de um EGP em um Hospital-escola. Métodos: Trata-se de um estudo realizado por meio de entrevista com o setor responsável pela implantação de um EGP no hospital para compreender a maturidade e o contexto de gerenciamento de projetos do setor. Além disso, conta-se com um levantamento bibliográfico e baseado em evidências em experiências nacionais e internacionais em gerenciamento de projetos vivenciada por hospitais, e levantadas por esta revisão integrativa. A respectiva revisão foi utilizada para embasar a construção de um protocolo de implantação de um EGP em um hospital-escola. Esse protocolo contempla um plano de ação e um plano de amadurecimento de EGP com base nas evidências, na literatura de Hill e de Prado. Resultados: Exposição dos resultados da análise de maturidade em gerenciamento de projetos; Apresentação das seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa; Foram encontrados 5.672 trabalhos na revisão integrativa, onde, após o processo de seleção restaram 19 artigos para serem analisados. Os resultados da pesquisa foram divididos em: ID, Base, Referência, Local, Título, Desafios, Boas práticas, Ferramentas, Tipologia de EGP (Hill, 2008); elaboração da Estrutura Analítica do Projeto de implantação do EGP. Conclusões: A revisão integrativa permitiu a elaboração de um plano de ação que, não apenas se comunica com a literatura de Hill (2008), como também com as evidências encontradas na revisão. O respectivo plano possibilitou que fosse decomposto detalhes sobre cada ação, bem como possibilitou a construção de um sequenciamento de atividade que se comunicasse com a perspectiva de Prado (2016) sobre maturidade de gerenciamento de projetos. Assim, foi possível a elaboração de uma estratégia de implantação do EGP de modo a contemplar uma realidade inferida do Plano de Diretrizes Estratégicas (PDE HU-UFS, 2019) que evidenciava incipiência em práticas de gestão de projetos, bem como relatava desafios que vão ao encontro das evidências reveladas por esta revisão integrativa.

Interno - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Interno - 2333728 - FLAVIA JANOLIO COSTACURTA PINTO DA SILVA
Externo ao Programa - 1278645 - MARIA GORETTI FERNANDES

Notícia cadastrada em: 20/10/2021 16:23