Banca de DEFESA: JEMIMA SILVA INOCÊNCIO

DISCENTE: JEMIMA SILVA INOCÊNCIO
DATA: 27/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/wqi-jmak-egc
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE APLICATIVO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE OCUPACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias e Aplicativos de Software; Pessoal de Saúde; Saúde do Trabalhador; Absenteísmo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: A saúde ocupacional representa uma importante área da saúde coletiva de assistência ao trabalhador, que tem como ênfase a proteção dos trabalhadores contra os riscos advindos das atividades laborais e a atenção à saúde física e mental. Neste sentido, os trabalhadores da saúde merecem atenção, visto que estão expostos aos diferentes riscos decorrentes do trabalho com consequente impactos à saúde. Objetivo: Desenvolver uma ferramenta computacional (aplicativo) para dispositivos móveis, como estratégia de inovação para a promoção da saúde ocupacional dos profissionais de saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). Métodos: Trata-se de um estudo metodológico de natureza aplicada na versão de produção tecnológica, realizado no HU-UFS, situado na cidade de Aracaju, Sergipe. O aplicativo foi produzido no período de julho de 2020 a abril de 2021. Para a construção do aplicativo como estratégia de inovação tecnológica, atribuíram-se as seguintes etapas: elaboração textual do material; mapeamento dos requisitos para a elaboração do aplicativo; prototipagem das telas; e desenvolvimento da primeira versão do sistema. Resultados: O aplicativo By Your Side (BYS) é uma ferramenta de promoção da saúde ocupacional, disponível para Android e iOS. Dentre as atividades propostas, destacam-se as orientações nutricionais, exercícios físicos, técnicas de relaxamento, cuidados com a saúde mental, orientações sobre o atendimento com profissionais, divulgação de programas da instituição, alertas de medicamentos, calculadoras para o Índice de Massa Corporal (IMC) e ingestão de água, entretenimento, diário de anotações e fórum com grupos e salas. O aplicativo disponibiliza os locais, dias disponíveis e fluxos dos atendimentos com profissionais para facilitar o acesso e adesão do usuário. Conclusão: O BYS tem o potencial de ajudar os profissionais da área da saúde, promovendo uma vida mais saudável, aliviando a carga de estresse do trabalho, por meio de diversas atividades relacionadas a saúde física e mental.

Interno - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Externo ao Programa - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Interno - 1632059 - SIMONE DE CASSIA SILVA

Notícia cadastrada em: 20/07/2021 15:58