Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA MENEZES SANTOS

DATA: 13/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/hji-qvbr-xee
TÍTULO: Implantação de Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional
PALAVRAS-CHAVES: terapia nutricional; indicadores; gestão de qualidade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Introdução Os Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional (IQTN) são importantes ferramentas de avaliação e monitora­mento de qualidade da Terapia Nutricional, uma vez que identificam possíveis dificul­dades e falhas relacionadas aos cuidados nutricionais e possibilitam uma intervenção precoce. Objetivo Implantar os IQTN no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). Metodologia Estudo realizado com dados de prontuários de pacientes adultos e idosos, de ambos os sexos, sob Terapia Nutricional Enteral (TNE) e/ou Terapia Nutricional Parenteral (TNP) assistidos pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do HU-UFS. Foram implantados doze IQTN, cujas fórmulas e metas preconizadas pelo International Life Sciences Institute (ILSI) do Brasil. Resultados e discussão Artigo com análise dos IQTN em dois momentos: antes e 12 meses após a implantação, os momentos foram comparados pelo teste Wilcoxon com grau de significância de p≤0,05. Foi demonstrado que dos 12 IQTN, 6 não atingiram as metas no momento inicial e as ultrapassaram ao final do estudo; os demais indicadores, exceto 1 que permaneceu abaixo da meta nos dois momentos, se mantiveram dentro das metas preconizadas durante todo o estudo. Por meio dessa análise, houve uma significativa evolução no serviço de terapia nutricional do hospital universitário onde foi realizado o estudo. Conclusão A implantação dos IQTN no ambiente hospitalar com segurança é factível.

Externo à Instituição - ANA PAULA LEMOS VASCONCELOS
Interno - 1241436 - JOSEILZE SANTOS DE ANDRADE
Interno - 1496951 - SILVIA DE MAGALHAES SIMOES

Notícia cadastrada em: 28/04/2021 09:55