Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANE ANDREA ROCHA
DATA: 14/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: PPGCult
TÍTULO: SOU PENEDENSE ONDE AS GUERREIRAS MORAM: CULTURA POPULAR, COTIDIANO E RELAÇÕES SOCIAIS NO GUERREIRO TREME-TERRA NA CIDADE DE PENEDO- ALAGOAS
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Popular; Cotidiano; Relações Sociais; Guerreiro Treme-Terra.
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Os folguedos populares são manifestações culturais que retratam, em forma de celebração e resistência a vida e a história daqueles que dele participam. A presença e a atuação de mulheres em um grupo de manifestação cultural conferem a este um caráter comunal de troca de saberes e experiências. Acresce que junto ao pensamento interseccional, tanto as mulheres quanto as culturas populares enfrentam hierarquizações e silenciamentos das mais diversas ordens. Subverter as relações hierarquizantes, se empoderar e se impor na sociedade moderna líquida são os desafios do presente de quem vive e participa da cultura popular. Como objetivo, a pesquisa se propõe analisar a perspectiva das integrantes do folguedo Guerreiro Treme-Terra sobre a cultura e arte popular e o cotidiano em que estão inseridas, bem como as relações sociais estabelecidas para o grupo no enfoque e do gênero feminino, da territorialidade e da acessibilidade. No que tange aos procedimentos metodológicos a pesquisa tem como eixo principal o método da cartografia, que possibilita ao pesquisador experienciar a pesquisa de maneira subjetiva junto com as transformações no decorrer do processo. Pela melhor adequação ao que se pretende, serão feitas entrevistas semiabertas individuais e três entrevistas semiabertas com grupos focais utilizando, nestas últimas, a ferramenta photovoice. As análises serão feitas com base na perspectiva exploratória e utilizando a teoria da Análise Temática Dialógica. Nesse sentido, o esperado é que se possa compreender de maneira intrínseca a perspectiva das mulheres integrantes do Guerreiro Treme-Terra sobre o possível caráter transformador social e cultural dessa manifestação em suas vidas.