Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELMA FERREIRA DA SILVA
DATA: 17/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual - Plataforma Google Meet
TÍTULO: O COTIDIANO E O REFLEXO DAS TRADIÇÕES CULTURAIS PRESENTES NOS CORPOS NEGROS DAS FILHAS DE OXUM
PALAVRAS-CHAVES: Cotidiano. Ancestralidade. Oxum. Mulher Negra. Processo Criativo.
PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO:
O cotidiano de mulheres negras iniciadas na religião do candomblé é permeado por sentidos que descendem de uma história específica brasileira e que exprimem significados culturais na sociedade. Para refletir o contexto social contemporâneo a partir das perspectivas dessas mulheres, nesta pesquisa tive como foco conhecer o cotidiano e o reflexo das tradições e dos elementos culturais presentes nos corpos negros das filhas de Oxum, realizando uma produção artística em dança contemporânea inspirada nas narrativas e relação corpo-território destas mulheres. Sendo de abordagem qualitativa, a metodologia da pesquisa utiliza-se da História Oral, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente e em grupo focal, bem como o uso do diário de campo. Para a criação artística, o Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) foi o método escolhido para a realização da pesquisa em dança. Elaborado por Graziela Rodrigues, este modo de estudo é fundamentado na sua relação com a cultura brasileira. Esta pesquisa toma como base os conceitos de Cotidiano (HELLER, 2004), Ancestralidade (OLIVEIRA, 2005, 2016), Corpo-Território (MIRANDA, 2020), Gênero (OYĚWÙMÍ, 2004; 2021), Cultura Popular (HALL, 2013) e Empoderamento (BERTH, 2019). Cada etapa metodológica desta pesquisa está documentada através de fotos, áudios e vídeos, em que foram recolhidas informações para o desenvolvimento deste projeto. Os resultados da pesquisa trazem a presença dos elementos culturais que permeiam o cotidiano das mulheres negras filhas de Oxum, com discussões acerca do elo ancestral destas mulheres com seus corpos negros femininos na promoção dos seus processos de empoderamento, que inspirou a dramaturgia da obra, um solo em dança contemporânea.