Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELMA FERREIRA DA SILVA
DATA: 09/09/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Sala virtual - Plataforma Google Meet
TÍTULO: O COTIDIANO E O REFLEXO DAS TRADIÇÕES E DOS ELEMENTOS CULTURAIS PRESENTES NOS CORPOS NEGROS DAS FILHAS DE OXUM
PALAVRAS-CHAVES: Cotidiano. Ancestralidade. Oxum. Mulher Negra. Processo Criativo.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Estudos Sociais
RESUMO:
O cotidiano de mulheres negras iniciadas na religião do candomblé é permeado por sentidosque descendem de uma história específica brasileira, e exprimem significados culturais nasociedade. Para refletir o contexto social contemporâneo a partir das perspectivas dessasmulheres, nesta pesquisa tive como foco conhecer o cotidiano e o reflexo das tradições e doselementos culturais presentes nos corpos negros das filhas de Oxum e a partir destaexperiência realizar uma produção artística em dança contemporânea inspirada na relação corpo-território destas mulheres a partir de suas narrativas. Sendo de abordagem qualitativa, a metodologia da pesquisa utiliza-se da Historia Oral a partir de entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Para a criação artística, o Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) foi o método escolhido para arealização da pesquisa em dança; elaborado por Graziela Rodrigues, este modo de estudo éfundamentado na sua relação com a cultura brasileira. Esta pesquisa toma como base osconceitos de Cotidiano (HELLER, 2004), Ancestralidade (OLIVEIRA, 2005, 2016;SANTOS, 2014), Corpo-Território (MIRANDA, 2020), Gênero (OYĚWÙMÍ, 2004; 2021),Cultura Popular (HALL, 2013) e Empoderamento (BERTH, 2019). Cada etapa metodológicadesta pesquisa está documentada através de fotos, áudios e vídeos, recolhendo informações para o desenvolvimento deste projeto. Até o momento, os resultados da pesquisa vêm sendo satisfatório no que tange a presença dos elementos culturais que permeiam o cotidiano dasmulheres negras filhas de Oxum. Com os próximos passos metodológicos, espera-se caminhar pelas discussões acerca do elo ancestral destas mulheres com seus corpos negros femininos na promoção dos seus processos de empoderamento, bem como construir a partir da narrativa destas mulheres, a dramaturgia para realização do solo em dança.