Banca de DEFESA: NILTON ALEX FERNANDES RIBEIRO

DISCENTE: NILTON ALEX FERNANDES RIBEIRO
DATA: 25/01/2021
LOCAL: Google meet
TÍTULO: A FESTA DO CARRO DE BOI NO PROCESSO FORMATIVO AUDIOVISUAL COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, EM CÌCERO DANTAS-BA
PALAVRAS-CHAVES: Festa do Carro de boi; Cicero Dantas - Ba; Audiovisual; Culturas Populares.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes do Vídeo

A Festa do carro de boi é uma das festas mais tradicionais na cidade de Cícero Dantas – BA, essa manifestação da cultura popular transforma o labutar em festas para as pessoas que trabalham duro na vida sofrida do campo. A partir de um estudo pautado numa perspectiva qualitativa, usando a escola, como elemento principal do processo formativo audiovisual por meio da festa do carro de boi. Essa dissertação tem como objetivo compreender a inserção da produção audiovisual, como recurso pedagógico para o estudo da manifestação de cultura popular: a festa do carro de boi em Cícero Dantas – BA. Justifica-se o estudo pautando-se na importância do mesmo para o campo de estudo das Culturas Populares e para a valorização das manifestações culturais presentes no município, principalmente para a festividade do carro de boi, pois faz parte do cotidiano dos alunos, já que muitos deles têm em suas famílias alguém que participa da festa, ou que possui o carro de boi, ou até mesmo os fabricam. Essa manifestação faz parte da vida cotidiana de muitos que moram nas cidades circunvizinhas. Visando a compreensão sobre temas que trazem à tona a inquietação acerca do uso de recursos tecnológicos como ferramentas que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem. A formação por meio do processo formativo audiovisual visa fortalecer as práticas culturais no ambiente escolar e fortalecer as manifestações de culturas populares.

Externo ao Programa - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA
Interno - 249.721.695-91 - LOURDISNETE SILVA BENEVIDES
Presidente - 1623728 - NEILA DOURADO GONCALVES MACIEL

Notícia cadastrada em: 08/01/2021 15:34