Banca de DEFESA: ANGELITA QUEIROZ

DISCENTE: ANGELITA QUEIROZ
DATA: 17/09/2020
LOCAL: ambiente virtual
TÍTULO: A FESTA DA RETOMADA: Uma Celebração Identitária de ser XOKÓ na Ilha de São Pedro – Porto da Folha/ SE
PALAVRAS-CHAVES: Indígena. Festa da Retomada. Cultura Tradicional Indígena. Xokó.
ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Etnologia Indígena

Esta dissertação é vinculada ao Programa de Pós-GraduaçãoInterdisciplinar em Culturas Populares (PPGCULT) - Mestrado da Universidade Federalde Sergipe (UFS), tendo como título: A Festa da Retomada: uma Celebração Identitáriade ser Xokó na Ilha de São Pedro - Porto da Folha/SE. A pesquisa teve como propósitonorteador a investigação dos elementos constituintes da cerimônia da retomada, queconfiguraram um ambiente de análise sobre a autoafirmação identitária dos Xokó. Osdesígnios subsequentes foram: refletir sobre as relações, as possíveis modificações e aorganicidade da Festa da Retomada, bem como as demais características relevantes dacomunidade que serviram de sustentáculo e de ambiência de análise. Diante da pesquisadocumental e bibliográfica examinamos terminologias que conjecturamos relevantespara obter uma compreensão maior dos povos originários. O trabalho de campodesenvolvido na 40ª Festa da Retomada, proporcionou o uso do método da pesquisaqualitativa com uma análise interpretativa, e elencamos como elementos componentesda cerimônia: o Ouricuri, a Dança do Toré e a Celebração na Igreja. Tais elementosformaram assim, uma triangulação de autoafirmação, e unindo-se às materialidadesindígenas de produções cerâmicas, plumas e palhas formaram mais um triângulo queacoplamos aos três componentes e criamos o Tripé Identitário Xokó. Entendemos queesse tripé revigora a Comunidade Indígena Xokó, tendo como notoriedade acomemoração dos 40 anos da retomada, a consolidação de uma luta política pelos seusdireitos de reconquista da terra; o fortalecimento da preservação da natureza; arecuperação de seus costumes mediante a história oral de seus anciãos; e a significaçãode demais elementos da cultura tradicional indígena presentes na vida diária dacomunidade.

Presidente - 4205099 - FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
Externo à Instituição - JOSÉ ADELSON LOPES PEIXOTO
Interno - 1623728 - NEILA DOURADO GONCALVES MACIEL
Interno - 1922531 - ROBERTO DOS SANTOS LACERDA