Banca de DEFESA: CAROLINA KARLA FERNANDES

DISCENTE: CAROLINA KARLA FERNANDES
DATA: 10/07/2019
LOCAL: Laboratório de Informática do DCI/UFS.
TÍTULO: OS FLUXOS DE INFORMAÇÃO NO SETOR DE ´PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: contribuição da ciência da informação para a disseminação do conhecimento científico.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Informação e do Conhecimento. 2. Fluxos de informação. 3. Biblioteca universitária. 4. Setor de Periódicos. 5. Comunicação científica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Esta dissertação trata dos fluxos de informação circulantes no Setor de Periódicos da Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe e se fundamenta pela necessidade de descrever, com objetividade, a organização destes fluxos frente às perspectivas atuais em Ciência da Informação e Gestão da Informação e do Conhecimento. Portanto, visa minimizar os lapsos informacionais existentes e que merecem atenção, pois sintetizam a realidade infocultural e gerencial desta unidade de informação. Os objetivos do estudo são: realizar a gestão da informação e do conhecimento no Setor de Periódicos da Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe. Os objetivos específicos são: mapear e analisar os fluxos de informação no Setor de Periódicos da BICEN; digitalizar os periódicos Cadernos UFS: Geografia/ História; disseminar a informação científica destes periódicos, via repositório institucional, para domínio público; flexibilizar o acesso à informação científica das revistas no formato físico por meio do fornecimento de cópias digitais aos usuários, quando da solicitação de material por correio eletrônico; descrever a participação do Setor de Periódicos da biblioteca no suporte à gestão das revistas eletrônicas da UFS. Neste sentido, trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, descritiva, de natureza predominantemente qualitativa. Um estudo de caso estruturado a partir de um projeto de intervenção, que consistiu na gestão da informação no Setor de Periódicos da BICEN a partir do mapeamento de seus principais fluxos e na digitalização de cinquenta artigos contidos em dez periódicos intitulados de ”Cadernos UFS: Geografia / História”, produzidos no período de 1995 até 2010. Como metodologia, o processo passou por sete etapas, que vão desde a elaboração destes fluxogramas e da sua descrição analítica, passando pelo processo de digitalização propriamente dito, pela implantação dos dados digitalizados no repositório institucional, pelo serviço de fornecimento de cópias digitais de artigos científicos, pela elaboração de planilhas estatísticas de controle de dados/ circulação de revistas, pela padronização dos procedimentos de conversão do documento impresso em digital e pela descrição do gerenciamento dos periódicos UFS. Dentre os resultados obtidos, os de maior representatividade foram: a recuperação da informação científica contida nos cadernos UFS, o aumento da visibilidade dos periódicos perante a comunidade acadêmica, a informação científica em acesso livre/domínio público, o mapeamento dos fluxos informacionais do Setor de periódicos, o crescimento de solicitações dos usuários aos serviços eletrônicos e físicos oferecidos pela biblioteca. Conclui-se que é possível viabilizar o acesso aberto à informação e, concomitantemente, preservar a integridade do documento e a memória institucional de forma qualitativa, auxiliando no processo pedagógico, na mediação e disseminação da informação e na formação cognitiva de novos e melhores sujeitos informacionais.

Externo à Instituição - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Presidente - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
Interno - 2939765 - TELMA DE CARVALHO

Notícia cadastrada em: 03/07/2019 16:15