Banca de QUALIFICAÇÃO: WOLNEY NASCIMENTO SANTOS

DISCENTE: WOLNEY NASCIMENTO SANTOS
DATA: 09/03/2018
LOCAL: PPGCINE
TÍTULO: CINEMA EDUCAÇÃO E CORPO NEGRO: O OLHAR DA RECEPÇÃO A PARTIR DE TRÊS FILMES SERGIPANOS
PALAVRAS-CHAVES: Cinema Negro. Cinema e Educação; Recepção de Filme
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Comunicação Visual

A dissertação objetiva pesquisar os processos subjetivos e objetivos pelos quais os filmes são recepcionados por jovens estudantes do Ensino Médio, através de uma mostra de cinema, tendo como temática a africanidade e a afrodescendência, considerando o Corpo Negro e suas representações dentro da narrativa cinematográfica, tratando do lugar - território político (social, cultural, econômico) – espaço-temporal – onde o Corpo se coloca ou transita em ampla mobilidade. Trata-se de um estudo de recepção em cinema analisado sob o viés qualitativo. A população da pesquisa foi constituída por um grupo focal de interação de seis a 12 alunos do Colégio Estadual Professor Paulo Freire da cidade de Aracaju/SE. Os filmes exibidos na mostra são produções cinematográficas realizadas pelo cinema sergipano: 1) Caixa D’Água-Qui-Lombo é Esse? (Everlane Moraes, 2013); 2) O Corpo é Meu (Luciana Oliveira, 2014) e, 3) Nadir da Mussuca (Alexandra Gouvêa Dumas, 2015).

Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
Interno - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA

Notícia cadastrada em: 30/01/2018 09:56