Banca de DEFESA: VIRLEI CORREIA DA FONSECA

DISCENTE: VIRLEI CORREIA DA FONSECA
DATA: 12/04/2021
LOCAL: meet.google.com/rgs-ztnv-whp
TÍTULO: "Oxe! É nóis e dexe de bestera": um estudo sobre a monotongação e a ditongação na escrita dos alunos do 7º ano do ensino fundamental com vistas a uma proposta didática.
PALAVRAS-CHAVES: Monotongação. Ditongação. Escrita. Fala. Jogo. Consciência Fonológica
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Este estudo objetiva investigar, à luz da fonética e da fonologia, os processos de monotongação e ditongação na escrita dos alunos do 7º ano de uma escola de Ensino Fundamental do estado de Sergipe. Observou-se por meio da análise de produções textuais, propostas durante as aulas de língua portuguesa, que grande parte dos alunos apresentava dificuldades em relação à escrita de algumas palavras e constatamos a tendência tanto de reduzir os ditongos (monotongação) quanto de produzi-los (ditongação), ocasionando erros ortográficos. O nosso estudo parte do pressuposto de que grande parte das dificuldades que nossos alunos enfrentam ao escreverem certas palavras está relacionada a uma interferência da fala que contempla desde apagamentos até a inserção de elementos fonéticos. Se na fala esses fenômenos não são estigmatizados e passam despercebidos, o mesmo não ocorre na escrita, uma vez que tal modalidade é padronizada e obedece a um sistema fechado de regras convencionais. Com o propósito de reduzirmos os erros ortográficos resultantes da monotongação e ditongação na escrita dos estudantes, produzimos uma Sequência de Atividades e um jogo pedagógico intitulado Ditonguei-me para ser replicado por outros professores. A Sequência Didática proposta é fruto de uma pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, e que tem como objetivo subsidiar o trabalho do professor de língua portuguesa que, frequentemente, é desafiado a pensar estratégias para diminuir a presença dos erros de grafia dos alunos. Esse módulo foi desenvolvido durante dez aulas, na turma mencionada. Utilizamos como aporte teórico os estudos desenvolvidos por Aragão (2000), Bortoni-Ricardo (2004), Simões (2006), Marcuschi (2007), Cagliari (2009), Morais (2012), Seara et al. (2015), Roberto (2016) e Cristófaro-Silva et al. (2019), dentre outros que discutiram sobre os aspectos aqui estudados, além dos documentos norteadores da educação brasileira como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Os resultados apontam que, a elaboração de uma sequência de atividades voltadas para o tratamento da monotongação e ditongação contribui efetivamente para a redução dos processos abordados neste trabalho e no desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos.

Presidente - 1871691 - VANESSA GONZAGA NUNES
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - VERA PACHECO

Notícia cadastrada em: 10/03/2021 20:43