Banca de DEFESA: MARTA JEIDJANE BORGES RIBEIRO

DISCENTE: MARTA JEIDJANE BORGES RIBEIRO
DATA: 25/02/2014
LOCAL: Auditorio da POSGRAP
TÍTULO: Modelos não lineares ajustados à curva de crescimento de codornas.
PALAVRAS-CHAVES: Escolha de modelo, logístico, identidade de modelos, peso
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia

Ojetivaram-se, neste estudo, comparar modelos não lineares ajustados às curvas de crescimento de codornas para determinar qual modelo que melhor descreve o crescimento e, após a indicação do modelo, aplicar a identidade de modelos nos grupos de Linhagens e Dietas. Para a análise, foram utilizados os dados peso e idade de codornas européias de corte (Coturnix coturnix coturnix) proveniente de três linhagens, em um esquema fatorial 2x4, instalado em um delineamento inteiramente casualizado, com dois níveis de energia metabolizável e quatro níveis de proteína bruta. Os modelos não lineares utilizados foram: Brody, Von Bertalanffy, Richards, Logístico e Gompertz. Para a escolha do melhor modelo utilizou-se o coeficiente de determinação ajustado, o percentual de convergência, o erro quadrático médio de predição, o teste de Durbin-Watson, os critérios de informação Akaike e Bayesiano como avaliadores da qualidade do ajuste. Testou-se a identidade de modelos para verificar se os parâmetros das curvas, para as oito dietas e para as três linhagens, seriam iguais. Entre os modelos estudados, o Logístico foi o mais adequado para descrever as curvas de crescimento. Não houve diferença significativa para os parâmetros do modelo escolhido entre dietas dentro de cada linhagem, contudo, houve diferença significativa para os parâmetros entre linhagens dentro de cada dieta, ocasionada pelo peso adulto.

Interno - 1699576 - CLAUDSON OLIVEIRA BRITO
Presidente - 2579494 - LEANDRO TEIXEIRA BARBOSA