Banca de DEFESA: MARIA LUZIARA NASCIMENTO

DISCENTE: MARIA LUZIARA NASCIMENTO
DATA: 31/08/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: MIGRAÇÃO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: UM ESTUDO SOBRE AS DINÂMICAS DE MOBILIDADE ESTUDANTIL PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: migrações estudantis, políticas educacionais, UFS.
ÁREA: Sociologia

Essa dissertação analisa as migrações estudantis a partir das políticaseducacionais no âmbito do contexto das universidades públicas, em especificona Universidade Federal de Sergipe, entre 2007 a 2017 nos campi de SãoCristóvão e Aracaju. A pesquisa parte dos estudos migratórios, das migraçõesinternas brasileiras, e o processo de globalização, afim de compreender osdiversos desdobramentos e contextualizar o conjunto de fatores que possibilitama mobilidade estudantil na UFS.O problema de pesquisa consiste na relaçãoentre a migração estudantil e acesso ao ensino superior, a contribuição damobilidade estudantil inter-regional e a configuração das disposições das vagasnos cursos de graduação. Assim, investigação trata-se da relação entre asmigrações estudantis, o acesso ao ensino superior público e a dimensão localda adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão dasUniversidades Públicas, o Exame Nacional do Ensino Médio e ao Sistema deSeleção Unificada na seleção de entrada de estudantes. Para isso, ametodologia utilizada foi análise de dados estatísticos, com o auxílio do softwareExcel e análise de documentos, esses procedimentos são importantes paracompreendermos o contexto e as dinâmicas estabelecidas pelos estudantes quemigraram. Os resultados da pesquisa apresentam que as migrações estudantisna UFS parte de um contexto regional com dinâmicas diferenciadas dedeslocamentos. Dessa forma, as dinâmicas de mobilidade estudantil assumemcaracterísticas diferentes, mas que são fomentadas pela inserção de políticaseducacionais para o ensino superior público.

Interno - 2359639 - IVAN FONTES BARBOSA
Presidente - 1494768 - MARCELO ALARIO ENNES
Externo à Instituição - MARIA NATALIA PEREIRA RAMOS

Notícia cadastrada em: 22/08/2018 14:43