Banca de DEFESA: EDUARDO ALVES NETO

DISCENTE: EDUARDO ALVES NETO
DATA: 28/07/2014
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação
TÍTULO: PROCESSOS IDENTITÁRIOS, MOBILIDADE SOCIAL E MIGRAÇÃO URBANA: ESTUDO SOBRE A EMPRESA VALE FERTILIZANTES EM SERGIPE: UM ESTUDO SOBRE TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Processos identitários, Trabalhadores migrantes, Desigualdade das oportunidades, Mobilidade social, Vale Fertilizantes, UOTV
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas

Na contemporaneidade, o atual modelo produtivo flexibilizou as relações de trabalho e as oportunidades de escolaridade. Tendo assim, abalado as antigas estruturas sociais e econômicas que outrora tendiam a serem rígidas a um único nicho financeiro que evoluiu para a dinamicidade veloz de um espaço globalizado. Dessa maneira os trabalhadores transformaram-se em migrantes que assim como os capitais e as mercadorias forma fluxos que se deslocam entre os espaços sociais e em múltiplas configurações culturais redefinem as linhas das estratificações socioeconômicas em razão da mobilidade social e por meio de trajetórias. As desigualdades de oportunidade perante o ensino quando relativas a origem geográfica e social constituem parte dos elementos formadores dos processos identitários. O objetivo geral desse estudo é empreender uma análise sociológica sobre os saberes dos funcionários e suas relações com o posicionamento de funcionários no interior das hierarquias funcionais Unidade Operacional Taquarí-vassouras (UOTV) da Vale Fertilizantes em Sergipe a partir de sua origem geográfica e do nível de escolaridade.

Interno - 1523397 - FERNANDA RIOS PETRARCA
Presidente - 1494768 - MARCELO ALARIO ENNES