Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HENRIETE CABRAL MENDON?A
DATA: 22/08/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de História - Departamental II, 2º piso
TÍTULO: O Catolicismo midiático: a evangelização do Padre Fábio de Melo
PALAVRAS-CHAVES: Sociologia das religiões, padre Fábio de Melo, catolicismo, mídia, ciberespaço
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objetivo de analisar os recursos midiáticos e a produção dos bens simbólicos do padre Fábio de Melo como um representante do catolicismo midiático. Busca-se também analisar a comunicação social da Igreja Católica que sinaliza para um catolicismo midiático com o intuito de manter a hegemonia no campo religioso, identificar a abrangência dos recursos midiáticos deste padre como estratégia de transmitir as práticas e padrões morais católicos vigentes e verificar as tensões na valorização do desempenho da atuação artística em detrimento da atuação de padre tradicional. Parte-se da premissa que a atuação deste agente religioso reforça um estilo contemporâneo de sacerdote católico, com significativa inserção na mídia religiosa e leiga e ampliação das fronteiras desta modalidade de catolicismo na lógica do mercado. Dito de outro modo, os recursos midiáticos e bens simbólicos deste agente reforçam um novo “estilo de padre”, constituído a partir de um habitus sacerdotal midiático. Destaca-se a aparência de espírito de marca como uma celebridade e a seu traço distintivo marcado pela televisibilidade. Por fim, enfoca-se como as comunidades virtuais no ciberespaço comprovam a legitimação da produção midiática do padre Fábio de Melo no campo religioso contemporâneo, que atende a lógica do catolicismo midiático e adentra nos ditames da indústria cultura.