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Banca de DEFESA: ALFRANCIO FERREIRA DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALFRANCIO FERREIRA DIAS
DATA: 13/06/2013
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do CCBS
TÍTULO:

Relações de Gênero no Trabalho Docente: Um Estudo de Caso no Colegio Estadual Atheneu Sergipense


PALAVRAS-CHAVES:

Docência. Gênero. Sentidos do Trabalho. Trabalho


PÁGINAS: 242
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO:

Esta pesquisa objetivou compreender as transformações vivenciadas nos últimos anos do trabalho docente no Ensino Médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense na cidade de Aracaju/SE, com a finalidade de avaliar as mudanças nas relações sociais de gênero, na ampliação da cidadania e dos direitos dos/as docentes. Pretendeu-se também analisar as relações de gênero no trabalho docente como um espaço pensado como relação social que incorpora a questão dos significados e sentidos atribuídos ao trabalho pelos/as professores/as, a partir das práticas sociais. A opção metodológica recaiu na abordagem qualitativa, devido a considerar que ela ajuda a expressar o sentido dos fenômenos sociais e a compreensão dos significados das ações e relações humanas. O estudo de caso mostrou-se relevante para o conhecimento das situações concretas de trabalho dos/as docentes, para que, através das relações sociais observadas, possam ser apontados elementos capazes de informar análises que contribuíssem para a melhor compreensão das transformações nas relações sociais de gênero. A aproximação do tipo estudo de caso foi considerada relevante para buscar, na relação representacional, mecanismos cognitivos e afetivos da elaboração das representações sociais de trabalhadores docentes mulheres e homens. Foram consultadas diferentes fontes de informação, visando a produzir conhecimento sobre o objeto, a partir de coleta de dados, tais como: documentos e estatísticas oficiais. Foram aplicados questionários a 38 docentes (22 mulheres e 16 homens); entrevistas semiestruturadas realizadas com 16 docentes (oito mulheres e oito homens), para analisar a dialética do processo de trabalho, tendo gênero como categoria de análise. Os resultados informam que mulheres e homens docentes do Ensino Médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense atribuem sentidos e significados diferentes ao trabalho e à qualificação. Isso se dá de acordo com a definição dos lugares atribuídos a homens e mulheres, a trajetória do trabalho e na família, e os aspectos que influenciam na construção de projetos e expectativas pessoais e profissionais, que passam a ser vividas de maneira diferenciada por homens e mulheres


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA LEMOS PACHECO
Interno - 2512859 - FRANK NILTON MARCON
Interno - 1494768 - MARCELO ALARIO ENNES
Presidente - 426266 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Externo à Instituição - NEUZA DE FARIAS ARAUJO
Notícia cadastrada em: 27/05/2013 11:20
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