Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS PONCIANO DA SILVA

DISCENTE: MARCOS PONCIANO DA SILVA
DATA: 10/03/2023
LOCAL: google Meet
TÍTULO: SUJEITOS E BASTIDORES DO INSUCESSO DA CRIAÇÃO DA DIOCESE DE ARAPIRACA, ALAGOAS (2003)
PALAVRAS-CHAVES: e-mail; conflito; Igreja; Arapiraca.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

Esta narrativa tem como objetivo apresentar se a relação de enfrentamento entre o bispo e o padre da diocese de Penedo-AL tem ligação direta para a não concretização da cidade de Arapiraca-AL ser elevada à categoria de diocese em 2003. Nosso trabalho é composto em três capítulos com os respectivos títulos: “Precisa silenciar logo”, O movimento pró-diocese de Arapiraca e o Desfecho da trama. Iniciamos fazendo menção ao envio de um e-mail entre clérigos da diocese de Penedo. Onde se criticava sobre a notícia da criação da diocese ter chegado aos ouvidos de muitos e que essa informação não agradou às autoridades e que se pedia que fosse feito sigilo. As reticências, ou melhor, não ditos, possivelmente nos puxam para o terreno das relações de poder. Para a análise desse conceito, utilizamos Pierre Bourdieu. O enredo que escolhemos optar inicialmente pela identificação de quem mandou o e-mail. A discussão do que seja acontecimento foi outro passo que tomamos na construção deste nosso enredo. Desejamos falar sobre o termo “acontecimento”. Isto nos instiga a problematizarmos o que é ele e, sobretudo, a fabricação dele, para isso François Dossie foi o teórico que foi nossa referência principal. Ao falar do acontecimento, interliga-se à relação memória, silêncio e história e a discussão foi a partir de Loiva Otero Félix. Optamos em dar sentido aos pequenos fiapos, como orienta Carlo Ginzburg, dessa memória fragmentada presente inicialmente nesse e-mail e espalhada nas diversas entrevistas de história oral que fizemos. Assim, o objetivo desvendar os principais motivos que provocaram conflito interno na Igreja local e desmotivação de trabalhos do grupo que se identificava como formuladores da nova diocese do estado alagoano, a de Arapiraca. E tudo isso associado a determinação, posicionamento e reação diante do envio e leitura de um e-mail. Este que se tornou nossa base de informações e interpretações.

Presidente - 426650 - ANTONIO LINDVALDO SOUSA
Interno - 1543483 - MARCOS SILVA