Banca de QUALIFICAÇÃO: CIARIA DE AGUIAR FREITAS VARJAO

DISCENTE: CIARIA DE AGUIAR FREITAS VARJAO
DATA: 26/08/2020
LOCAL: De forma remota - a definir
TÍTULO: LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER? INSERÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO DAS DOCENTES E ESTUDANTES DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO CAMPUS DO SERTÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Ciências agrárias; UFS; formação; trabalho; mulheres
ÁREA: Antropologia

O estudo antropológico desenvolvido com mulheres docentes e discentes do Campus do Sertão (Campusser) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), intitulado tem como objetivo apresentar questões sobre visibilidade e invisibilidade das mulheres nas ciências agrárias, bem como, às suas estratégias para inserirem-se e permanecerem na Universidade, constituindo redes de pesquisa, ensino e extensão dentro e fora do Campusser. O trabalho pretende uma análise sobre os estudos sobre mulheres e ciências, em nível de nordeste brasileiro, sobretudo, porque é a partir do fluxo contínuo de produção de conhecimentos científicos que as interlocutoras da pesquisa tangenciam experiências singulares, resistindo às pressões existentes na área das ciências agrárias, originalmente constituída sem a presença feminina. Assim sendo,pensar a agência das mulheres docentes/cientistas, seus engajamentos com grandes capacidades e qualificações e suas contribuições para desmitificar as ciências agrárias como um espaço marcadamente sexista, bem como, os significados para as discentes acerca da vida acadêmica, é, acima de tudo, visibilizar um cotidiano marcado por dissidências e resistências.

Externo ao Programa - 2433702 - MARCOS RIBEIRO DE MELO
Interno - 2656626 - MARCOS SANTANA DE SOUZA
Presidente - 2455575 - PATRICIA ROSALBA SALVADOR MOURA COSTA

Notícia cadastrada em: 11/08/2020 00:04