Banca de DEFESA: SANMIRES SANTOS SOUZA

DISCENTE: SANMIRES SANTOS SOUZA
DATA: 23/02/2024
LOCAL: Didática VII - Sala 402
TÍTULO: O PROFESSOR DE INGLÊS EM FORMAÇÃO NA REDE ANDIFES IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: um estudo sobre a contribuição da Rede IsF na formação de professores de Inglês
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização; Rede IsF; Língua Inglesa; UFS ;Formação de Professores
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O desenvolvimento de um profissional da educação é composto de elementos que vão além do que é trabalhado nas salas de aula da graduação, assim como é proposto pela Constituição Federal (BRASIL, 1988) no modelo de formação que afirma ser indissociável a tríade Ensino + Pesquisa + Extensão. Nesse contexto, programas de formação comempletar desempenham um papel importante na construção de futuros profissionais. A Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (Rede IsF), instituída em novembro de 2019, por meio da Resolução do Conselho Pleno nº 01/2019 (ANDIFES, 2019), após o Programa Idiomas sem Fronteiras ter se desvinculado do Ministério de Educação (MEC), é um desses programas que desenvolvem atividades de formação complementar para professores de línguas nas Instituições de Ensino Superior (IES) Federais e Estaduais no Brasil, destacando o seu foco nos contextos que trabalham com a internacionalização do ensino superior. Diante do exposto, essa pesquisa tem o objetivo de investigar o processo de formação de professores, com foco na internacionalização, conduzido pela Rede IsF, tanto nacionalmente, quanto localmente, a partir das análises das práticas desenvolvidas no Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e sua contribuição para a formação dos alunos de graduação dos cursos Letras – Inglês e Letras – Português/Inglês da UFS. Para tal, analisamos os documentos oficiais que regulamentam o funcionamento da Rede IsF e a proposta pedagógica do curso Especialização em Línguas Estrangeiras para Internacionalização (Rede IsF, 2021); avaliamos como esses documentos influenciam as atividades desenvolvidas no Núcleo de Inglês da Rede IsF na UFS, situadas no contexto da internacionalização; e comparamos o projeto de formação promovido nacionalmente com as práticas conduzidas no NucLi da UFS. Para a realização dessa pesquisa, foi adotada a metodologia qualitativa, do tipo Interpretativista e documental, sendo também aplicadas técnicas de pesquisa do Estudo de Caso, por ser “um tipo de pesquisa que investiga um caso particular constituído de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos em um contexto específico (PAIVA, 2019, pg. 65). Como resultados preliminares, é possível perceber as especificidades do modelo de formação de professores centrado na internacionalização, o que justifica aprofundar esse campo de pesquisa, de modo que a base teórica de sustentação para os projetos de formação de professores desenvolvidos pelo IsF tragam as menções às características que o contexto da internacionalização exige, de modo a impactar nas práticas pedagógicas do Professor Bolsista e no desenvolvimento da comunidade acadêmica.

Presidente - 2522010 - ELAINE MARIA SANTOS
Interno - 2329868 - ANA KARINA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Externo à Instituição - CAMILA HÖFLING

Notícia cadastrada em: 07/02/2024 15:22