Banca de DEFESA: JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS SANTANA

DISCENTE: JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS SANTANA
DATA: 19/02/2024
LOCAL: Sala 302 - didática VII (banca híbrida)
TÍTULO: EXPLORANDO NARRATIVAS MULTIMODAIS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM INGLÊS: uma análise autoetnográfica da prática docente
PALAVRAS-CHAVES: autoetnografia; educação linguística; narrativas multimodais; prática docente; decolonialidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O presente estudo é uma pesquisa autoetnográfica que visa analisar as potencialidades e/ou limitações de um trabalho docente ancorado em práticas que envolvem narrativas multimodais digitais na educação linguística em inglês. Para a realização deste estudo, baseio-me, dentre outros, nos pressupostos teóricos que orientam a teoria dos letramentos – mais especificamente dos letramentos digitais (LANKSHEAR; KNOBEL, 2006, 2012,2016; LANKSHEAR; KNOBEL; CURRAN, 2013; NASCIMENTO; KNOBEL, 2017;ZACCHI, 2018; NASCIMENTO; SANTOS, 2020); dos estudos sobre decolonialidade (SOUSA SANTOS, 2018; WALSH, 2013; MATOS, 2019; REZENDE et al., 2020; MENEZES DE SOUZA; HASHIGUTI, 2022), multimodalidade (KRESS, 2010;DIONÍSIO, 2014; ZACCHI, 2016; FAÇANHA, 2018), educação linguística (MATTOS,2018; SIQUEIRA, 2018; ZACCHI, 2018; FERRAZ, 2018) e abordagem ecológica (REYES; IDDINGS; FELLER 2016; IDDINGS, 2018). Partindo do objetivo geral que é analisar as potencialidades e/ou limitações mencionadas, este trabalho tem por objetivos específicos: a) explorar os significados construídos pelo EU professor diante das oportunidades proporcionadas pela proposta de uma educação linguística em inglês; b)estabelecer conexões entre as histórias de vida do professor/pesquisador, a adoção de tecnologias digitais e o desenvolvimento de letramentos digitais no ensino de língua inglesa; c) discutir sobre os sentidos (des/re)construídos pelo EU professor diante da adoção de uma perspectiva decolonial, multimodal e de educação linguística em inglês no processo de elaboração de uma sequência didática; d) refletir sobre como minhas experiências pedagógicas e pessoais anteriores refletem em minhas escolhas e afetam a construção da sequência didática e e) identificar as contribuições do uso da abordagem ecológica na construção do trabalho proposto. O percurso metodológico da pesquisa inclui a construção e análise do processo de elaboração de uma sequência didática idealizada pelo pesquisador para uma escola pública localizada em um município no interior de Sergipe, utilizando a plataforma Storyjumper. Trata-se de uma investigação autoetnográfica, cujos dados são gerados por meio das minhas experiências com a sequência didática, registradas em um diário de campo multimodal criado por mim na plataforma supracitada, no qual os registros constantes, bem como a sequência didática são analisados com base na codificação de narrativas (SALDAÑA, 2009). Por meio deste estudo, constatei que o trabalho com as narrativas multimodais possibilitou identificar as representações, ideologias e colonialidades inerentes às minhas práticas pedagógicas enquanto professor de língua inglesa, assim como envolveu processos de des/re/construções e des/aprendizagens significativas durante a elaboração da sequência didática. Explorar os letramentos digitais, a multimodalidade e decolonialidade revelou-se desafiador diante das minhas limitações ao tentar conciliar teoria e prática; as imbricações e sobreposições das múltiplas identidades evidenciaram um entrave interno no fazer pedagógico; e a abordagem ecológica permitiu reconhecer minha interconexão com o ambiente circundante, como parte de uma rede de conhecimentos e saberes. Por fim, espero que esse estudo contribua para o avanço das discussões acerca do ensino de língua inglesa, a partir de uma perspectiva da educação linguística, da abordagem ecológica e da multimodalidade, bem como contribua para a ampliação do escopo da autoetnografia como metodologia de pesquisa em Linguística Aplicada.

Presidente - 2329868 - ANA KARINA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1997467 - MARLENE DE ALMEIDA AUGUSTO DE SOUZA
Externo à Instituição - ANA CHRISTINA TEIXEIRA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 29/01/2024 07:31