Banca de DEFESA: MAELLE GOMES DE OLIVEIRA

DISCENTE: MAELLE GOMES DE OLIVEIRA
DATA: 22/02/2024
LOCAL: Didática VII - Sala 402
TÍTULO: Soy Latinoamérica: um estudo sobre identidades e representação docente frente à implementação de políticas linguísticas em Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Linguísticas, Ensino de Espanhol, Identidades e Representação Docente.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

No contexto brasileiro, o ensino de Língua Espanhola é caracterizado por constantes oscilações políticas que impactam diretamente as identidades e representações dos profissionais dessa área (LABELLA-SÁNCHEZ; BEVILACQUA, 2019). Em 2005, a promulgação da Lei 11.161 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de espanhol na educação básica, conferindo ao idioma maior relevância e destaque no cenário nacional. Contudo, mais uma vez, o ensino e aprendizagem do espanhol decai em 2016, com o estabelecimento de uma Medida Provisória (MP- nº 746/2016) e posterior publicação da Lei 13.415/2017 (Reforma Do Ensino Médio); que tornaram a oferta do espanhol, facultativo por parte das instituições de ensino. Posteriormente ao estabelecimento dessas políticas linguísticas e, em resistência a tais ações, surge o denominado “Movimento Fica Espanhol”, uma mobilização que conta com a participação de discentes, docentes e interessados no restabelecimento do plurilinguismo no país. Tal cenário passa a desempenhar um papel de grande relevância para a construção das identidades e representações dos professores/as atuantes nessa área. Logo, inserida no campo da Linguística Aplicada, esta pesquisa apresenta como principal objetivo, analisar os impactos provenientes da inserção de tais políticas linguística para a transformação identitária e, consequentemente, a representação social de docentes que lutam em prol do reconhecimento do espanhol no contexto brasileiro. Para tanto, a pesquisa foi conduzida sob o viés do estudo de caso, a partir da análise de documentos, depoimentos em redes sociais e relatos publicados no livro “A Língua Espanhola na Rede Pública Estadual de Sergipe: Projetos e Saberes Compartilhados” organizado e produzido por membros do movimento Fica Espanhol em Sergipe. Além disso, serão realizadas análises documentais e bibliográficas que fundamentam as ações desenvolvidas ao longo dessa pesquisa. Por fim, tendo em vista o desenvolvimento de reflexões sobre política linguística, baseamo-nos em Calvet (2002, 2007); Correa (2017); Hidalgo e Vinhas (2021); Santos (2022), Souza e Pereira (2016); para debater acerca de identidades e representações serão referenciados Chartier (1991); Hall (2006); Rajagopalan (2003); Santome (2013); e, no que diz respeito ao ensino de espanhol em esfera nacional, nos baseamos em Camargos (2004); Hidalgo e Vinhas (2021); Leffa (1999); Paraquett (2006); Rodrigues (2010); Werner e Sturza (2021). Logo, as reflexões aqui propostas contribuem para os estudos sobre identidades e representações de professoras/es de espanhol no Brasil frente à implementação de políticas linguísticas que resultaram para o apagamento do plurilinguismo, evidenciando como essas políticas moldaram o imaginário social e pessoal do "ser docente de espanhol" na atual conjuntura educacional.

Presidente - 2522010 - ELAINE MARIA SANTOS
Interno - 1654781 - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
Externo à Instituição - ISADORA VALENCISE GREGOLIN

Notícia cadastrada em: 18/01/2024 10:38