Inserção do PPGL: editoria de periódicos científicos

A comunicação científica da pesquisa é uma etapa importante da socialização do conhecimento produzido. Na academia, a comunicação científica é disseminada em eventos e reuniões, mas também em produtos bibliográficos, como livros e periódicos científicos. A publicação em periódicos é um importante indicador da relevância e da qualidade de um programa de pós-graduação, sendo utilizada como métrica para a avaliação dos cursos de pós-graduação pela CAPES. A condução de periódicos científicos é realizada por editores, que nos dias 5 e 6 de junho de 2023, estiveram no Encontro do Fórum de Editore(a)s de Periódicos de PPGs da área Linguística e Literatura filiados à Anpoll, na UFRJ, Rio de Janeiro, ocasião em que foram discutidas questões relacionadas às métricas de avaliação, boas práticas em pesquisa e conduta editorial.

Raquel Freitag, editora-chefe da Revista da Abralin, e Carlos Magno Gomes, editor-chefe da Interdisciplinar: Revista de Estudos de Língua e Literatura, participaram do encontro.

A Revista da Abralin é a revista da Associação Brasileira de Linguística, que elege um comitê editorial pelo período de oito anos. Desde 2018, Raquel Freitag, docente do PPGL, é editora-chefe da revista, e tem implantado diretrizes de Ciência Aberta no periódico, como a avaliação aberta, publicação de pareceres e aceite de preprints.

A Interdisciplinar: Revista de Estudos de Língua e Literatura, que tem como editor-chefe Carlos Magno Santos Gomes desde 2006, ano de sua primeira publicação, é um espaço de divulgação de pesquisas no campo da linguagem com abordagem interdisciplinar, como Estudos Comparados, Estudos Feministas, Estudos Culturais, Estudos Pós-Coloniais, Estudos Afro-Frasileiros, dentre outros. O corpo editorial da revista envolve docentes do PPGL/UFS e de outras instituições nacionais e internacionais.

Além destes, outros dois periódicos contam com a editoria de docentes do PPGL/UFS. A Travessias Interativas, editada pelo docente do PPGL/UFS Alexandre de Melo Andrade, é uma revista de letras da Universidade Federal de Sergipe, vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas que publica textos nas áreas de Linguística e Literatura, e que também conta com um corpo editorial constituído de docentes do PPGL/UFS e de outras instituições nacionais e internacionais. Seu grande diferencial é ter um espaço para a Iniciação Científica, o que valoriza a integração entre a graduação e a pós-graduação. Recentemente, foi publicado o volume referente aos trabalhos selecionados do IV Seminário de Poesia e Crítica: Do texto poético, do discurso crítico e do diálogo com o mundo, com participação expressiva de discentes do PPGL/UFS. E está em fase de avaliação de trabalhos o dossiê temático Variação e mudança no Português Brasileiro: produção, percepção e atitudes linguísticas, organizado pelas egressas do PPGL/UFS Josilene de Jesus Mendonça e Andréia Silva Araujo.

A Revista de Estudos de Cultura, vinculada ao Núcleo de Estudos de Cultura da UFS, tem como editor-chefe  Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, e como editores-adjuntos Sandro Marcío Drumond Alves Marengo, Elaine Maria Santos e Eliabe dos Santos Procópio, docentes do PPGL/UFS. O escopo do periódico são contribuições que rompam as limitações disciplinares que dificultam perspectivas renovadoras de reflexão sobre a cultura moderna e contemporânea, com ênfase no estudo de seus aspectos organizacionais e representacionais. Atualmente, está aberta a chamada de contribuições para o Dossiê Políticas linguísticas, idiomas sem fronteiras e internacionalização do ensino superior, que tem o potencial de visibilidade, promoção e integração de pesquisas em outras instituições com pesquisas desenvolvidas na linha de pesquisa Linguística Aplica, em projeto coordenados por Elaine Maria Santos.

Além da participação direta na organzação de periódicos, o corpo docente do PPGL/UFS também integra conselhos editorais de revistas nacionais e internacionais da área, contribuindo com pareceres de manuscritos, atividade crucial na avaliação da comunicação científica.

Notícia cadastrada em: 08/06/2023 11:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f