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Banca de DEFESA: MONIQUE MARTINS PARENTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONIQUE MARTINS PARENTE
DATA: 27/04/2023
HORA: 10:00
LOCAL: sala 402 Did VII
TÍTULO: A representação do feminino em 'A casa da coruja verde', de Alina Paim
PALAVRAS-CHAVES: literatura, mito; feminino; Alina Paim
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

Esta pesquisa se propõe a identificar a representação mítico-simbólica do feminino em A Casa da Coruja Verde, de Alina Paim, obra republicada em 2019 mantendo as características originais da publicação de 1962. A narrativa acompanha a jornada de Catita, menina residente no espaço interiorano brasileiro, e sua busca por conhecimentos e instrução formal ante espaços sociais característicos do sistema capitalista. Sob esse prisma, questionam-se quais são as possíveis significações dos elementos mitológicos e simbólicos invocados pela obra para representar o feminino em Catita, tendo em vista o diálogo com o horizonte de leitores da literatura infanto-juvenil. Estabelece-se como ponto de partida, então, investigar os referentes mítico-simbólicos no corpus que compõem a representação paimiana do feminino face à sociedade capitalista, enquanto elementos constitutivos da narrativa. Nesse processo, se dará a mitoanálise dos mitos comungados pela sociedade greco-romana e de representações simbólicas observadas no estudo dos arquétipos do feminino. Pretende-se, assim, relacionar as manifestações mítico-simbólicas e arquetípicas como um apelo ao maravilhoso que busca o envolvimento na literatura infanto-juvenil frente a questões sociais. A pesquisa considerará os mecanismos sociais preponderantes por meio dos quais ocorre o cerceamento intelectual e laboral do feminino, de modo a refletir a literatura paimiana em sua resistência à desigualdade de gêneros. Com isso, toma-se a hipótese da jornada mítica heroica, sendo Catita entendida enquanto personificação do feminino em busca de autonomia, como recurso para discutir o acesso feminino à educação e à compreensão dos engendramentos sociais que circundam o trabalho. Para tanto, será conduzida uma investigação qualitativa, partindo da pesquisa exploratória e biobibliográfica, cuja base teórico-metodológica se estruturará tomando como norte a abordagem do mito e do feminino nos estudos de Joseph Campbell (2013), Eleazar Mielietinski (1987), Clarissa Pinkola Estés (2018), entre outros; bem como as concepções de infância e de literatura infanto-juvenil segundo Nelly Novaes Coelho (2012), Regina Zilberman (2005) e Philippe Ariès (1986). Ademais, são eixos para a formulação dos problemas e hipóteses nesta dissertação a abordagem sócio-histórica do feminino proposta por Heleieth Saffioti (2013) e Michelle Perrot (2008).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1039769 - ANA MARIA LEAL CARDOSO
Interno - 1694589 - ALESSANDRA CORRÊA DE SOUZA
Externo ao Programa - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Externo à Instituição - FERNANDA CRISTINA DA ENCARNAÇAO DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 24/03/2023 10:22
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