Banca de DEFESA: VANESSA CONCEIÇÃO SANTOS SOUSA

DISCENTE: VANESSA CONCEIÇÃO SANTOS SOUSA
DATA: 05/04/2024
LOCAL: Sala de aula - Didática VII (a confirmar)
TÍTULO: CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES SOBRE USO DE ATIVIDADES DE ESTUDO E PESQUISA RELACIONADAS A FRAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Anos finais do Ensino Fundamental. Atividades de Estudo e Pesquisa. Dimensões do Problema Didático. Frações. Perímetro e Área.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O objetivo desta dissertação foi analisar condições e restrições que incidem sobre o uso das Atividades de Estudo e Pesquisa (AEP) envolvendo frações associadas às medidas de perímetro e de área em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Ao tomarmos como referência a Teoria Antropológica do Didático (TAD), buscamos elaborar uma sequência de cinco atividades a partir dos estudos realizados por Silva voltados ao objeto frações, a partir de modelos respectivos às três dimensões do problema didático. Nesses estudos, afirma-se que as abordagens deste objeto em sala de aula se concentram na ideia de concepção parte-todo, utilizando a técnica de dupla contagem das partes, principalmente no aspecto de "saber-fazer" em detrimento ao desenvolvimento do entendimento que justifica o uso de tais técnicas. O que resulta na ausência de aprofundamento por parte dos estudantes para compreenderem este objeto matemático. Para tanto, enquadramos o trabalho como pesquisa qualitativa, cujo processo de coleta de dados envolveu estudo bibliográfico e documental sobre frações, além de incluir elementos de uma pesquisa exploratória, com intervenção pedagógica. Para o processo desta coleta de dados, seguimos a metodologia utilizada pela TAD que possui quatro fases. A primeira fase refere-se a uma análise preliminar a partir de um estudo epistemológico do objeto matemático em questão, visando identificar as condições e restrições que incidem sob esse mesmo objeto, por meio das três dimensões do problema didático: dimensão epistemológica (Modelo Epistemológico de Referência – MER – refere-se ao estudo da razão de ser e existir o objeto matemático em jogo; dimensão econômica (Modelo Epistemológico Dominante – MED, voltado ao estudo de documentos curriculares) e dimensão ecológica (Modelo Praxeológico de Referência – MPR, contemplando também, uma análise de livros didáticos de matemática do 6° ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo Plano Nacional de Livro e Material Didático – PNLD). A segunda fase corresponde a uma análise a priori para a intervenção pedagógica, momento em que elaboramos as Atividades de Estudo e Pesquisa (AEP) com base nos estudos realizados na primeira fase e no desenvolvimento das dialéticas cronogênese, topogênese e mesogênese, as quais também fazem parte de estudos pela TAD. A terceira fase volta-se à experimentação e análise in vivo das AEP, sendo aplicadas em uma escola da rede federal do estado de Sergipe – o Colégio de Aplicação/UFS, cuja coleta de dados ocorreu com gravações de vídeos e anotações dos estudantes. A última fase teve ênfase na análise a posteriori, em confronto à análise a priori. Por meio das dialéticas mencionadas, comparou-se questões previstas com as evocadas durante a experimentação. Assim, ao aplicarmos as AEP, tivemos como intuito favorecer um estudo de frações relacionados a concepções de medida, distribuição e comparação, as quais podem ser construídas por meio de cinco relações: parte-todo, medida, quociente, razão e operador. Nessa aplicação, identificamos condições e restrições que incidem no uso das AEP relacionadas à dificuldade dos alunos participantes da pesquisa em elaborarem questões, por não estarem habituados com um modelo de ensino baseado em investigação e às dificuldades na transferência de responsabilidades entre esses alunos e a professora que aplicou.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1787729 - RICARDO NICASSO BENITO
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA