Banca de DEFESA: LARISSA EVELYN SANTOS SILVA ALVES

DISCENTE: LARISSA EVELYN SANTOS SILVA ALVES
DATA: 31/03/2021
LOCAL: a confirmar
TÍTULO: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ABORDAR CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Conteúdos geométricos. Ensino médio. Professores de matemática. Resolução de problemas. Sentidos e significados.
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa, cujo objetivo principal foi analisar sentidos e significados de professores de Matemática que atuam em turmas de ensino médio, quanto à Resolução de Problemas ao abordar conteúdos geométricos. Foram professores voluntários a participarem da pesquisa que atuam com turmas de ensino médio de dois Centros de Excelência da rede estadual de ensino, no município de Aracaju-SE. Para tanto, houve foco em duas questões centrais: Como professores de matemática do ensino básico trabalham conteúdos geométricos? Qual a importância que atribuem a esses conteúdos, com uso da Resolução de Problemas? Ao buscar responder tais questões, tomou-se como base para análise dos dados, a teoria da Relação com o Saber sob os pressupostos de Charlot e entendimento da Resolução de Problemas, a partir de Onuchic e outros autores. Os objetivos específicos foram: identificar se houve lacunas no processo de formação geométrica desses professores participantes, se esse fenômeno interfere na compreensão e na forma como eles planejam suas aulas para ensinar conteúdos geométricos; e verificar como esses professores se apropriaram dos conteúdos geométricos a ensinar, para justificar a escolha das atividades abordadas por eles ao ensiná-los. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo tem caráter exploratório, sendo pesquisa bibliográfica e de campo. Ao se ter em conta o período de afastamento social devido à pandemia do COVID-19, ter se prolongado até os dias atuais, a coleta de dados neste estudo ocorreu de modo online, com aplicação de questionário e entrevista semi-estruturada. Os resultados revelam que os professores participantes tiveram sua formação básica e inicial em escola pública e, mesmo para aqueles que estudaram conteúdos geométricos no ensino básico, não conseguem evidenciar uma relação sobre o que aprenderam com o que ensinam de geometria, hoje, no ensino médio. Outro aspecto refere-se à relação que fazem sobre Resolução de Problemas em suas aulas ou como planejam, não condiz ao que as pesquisas apontam enquanto metodologia de ensino, bem como, ao que é recomendado nas orientações curriculares vigentes para o ensino médio.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS