Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE SANTANA DOSEA
DATA: 19/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/jze-uabh-dtv
TÍTULO: DA IDEOLOGIA À PRÁTICA: PERCEPÇÕES SOBRE O PROFISSIONALISMO FARMACÊUTICO NO MERCADO VAREJISTA DE MEDICAMENTOS DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Autonomia. Farmácia Comunitária. Dilemas éticos. Farmacêutico. Farmácia de varejo. Profissionalismo. Stakeholders.
PÁGINAS: 208
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:
Introdução: O varejo de medicamentos do Brasil é um dos maiores e mais lucrativos domundo. A subordinação do farmacêutico às “leis do mercado” e com o modelo capitalista decomercialização de medicamentos controlado majoritariamente por proprietários leigos emsaúde, o profissional enfrenta dilemas éticos que reduzem sua credibilidade com a população e aautonomia ao longo dos anos. Neste cenário, stakeholders gestores e mentores de redes defarmácias são o elo entre a profissão farmacêutica e as necessidades de usuários demedicamentos, sendo responsáveis pela tomada de decisões em aspectos técnicos e gerenciais,sustentabilidade econômica e adaptação do modelo de prática farmacêutica aos interesses dasempresas. No entanto, há poucos estudos que abordem a opinião destes sobre a Farmácia nestecenário. Objetivo: Compreender como os princípios da ética e da autonomia do farmacêuticosão percebidos por stakeholders do mercado varejista de medicamentos do Brasil.Metodologia: A partir de um roteiro de nove perguntas sobre profissionalismo farmacêutico,foram realizadas 19 entrevistas semiestruturadas, de forma online, entre agosto e outubro de2020. Foram coletados dados sociodemográficos como ocupação, sexo, idade, tempo deexperiência profissional, região do país e titulação máxima. As entrevistas foram transcritas eanalisadas com triangulação de analistas pela Análise de Conteúdo Categorial, por meio dosoftware ATLAS.ti. Foram elaboradas nuvens de palavras, rede de categorias e tabelas quecomparavam o número e conteúdo de categorias reportadas entre os grupos de gestores ementores. Resultados: Com duração média de 42 min, foram realizadas entrevistas com novementores e dez gestores com atuação no varejo de medicamentos. Eles relataram aspectosrelacionados às garantias e limitações da autonomia técnica, limitações da autonomia gerencial(ser prestador de serviços, autodesvalorização e gestores que não compreendem seu papel) eestratégias para aprimorá-las (atitude ownership e harmonia com código de conduta); bem comoaspectos éticos como o aliciamento de indústrias de medicamentos, a “empurroterapia”; eestratégias como “assimilar que vender não é antiético”, compliance, metas coletivas e gerarlucros por meio de serviços. A autonomia de forma geral foi considerada limitadaprincipalmente pela dependência da empregabilidade e pela autodesvalorização dofarmacêutico. O controle do mercado causa incongruência de autoridades e expõe asfragilidades do profissionalismo farmacêutico, como as leis e a atitude submissa e conivente doprofissional. As estratégias sobre empreendedorismo e atitude ownership parecem fazer sentidoapenas no contexto micropolítico do varejo. Os stakeholders assumem que ainda há espaço parao aliciamento das indústrias farmacêuticas e para condutas antiéticas de balconistas em busca decomissões financeiras. Logo, é complexo desmistificar dilemas éticos no varejo quando o atualmodelo de negócios é centrado no produto. A pequena difusão de programas de compliancemantém a prática farmacêutica na “corda bamba”, sendo que a rentabilidade dos serviços podeequilibrar este cenário. A variação das categorias entre os grupos foi pequena, demonstrando
que o discurso dos mentores estava mais alinhado aos interesses das empresas do que aos daprofissão. Conclusão: Os princípios da ética e autonomia devem ser alinhados à clareza depapel social e a construção de uma identidade profissional. O futuro da profissão no varejo éincerto, e por isso, é necessário que as estratégias apontadas sejam alinhadas ao propósitoclínico e construção de uma identidade profissional estável. Pesquisas futuras sobre aplicaçãodestas estratégias são necessárias para equilibrar e fortalecer a profissão farmacêutica, bemcomo garantir a segurança de seus clientes.