Banca de DEFESA: DAVI ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVI ALVES DA SILVA
DATA: 29/07/2020
LOCAL: meet.google.com/kwf-ijst-qrv
TÍTULO: ANÁLISE DE DOSE OCUPACIONAL E DOS PACIENTES ATRAVÉS DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO SIERI ENTRE 2014 E 2017 NO ESTADO DE SANTA CATARINA
PALAVRAS-CHAVES: Radiações Ionizantes
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

O número de procedimentos utilizando radiologia intervencionista tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente devido ao envelhecimento populacional e o aumento do número de casos de câncer e doenças cardiovasculares. Por ser uma área da radiologia e da medicina que, em geral, acarreta elevadas doses para pacientes e indivíduos ocupacionalmente expostos, a radiologia intervencionista sempre é alvo de preocupação e pesquisas, sendo considerada uma das práticas de maior exposição para trabalhadores e pacientes, podendo desencadear reações teciduais. Tal motivo levou a Secretaria de Saúde do estado de Santa Catarina a implantar uma série de normativas tratando sobre radiologia intervencionista e a desenvolver um sistema de gerenciamento de doses chamado SIERI. Este trabalho teve o objetivo de avaliar as doses ocupacionais e médicas registradas no SIERI entre 2014 e 2017. Em relação à dose ocupacional, foram avaliadas as doses para os diferentes profissionais expostos, tanto em radiodiagnóstico quanto em medicina nuclear, obtendo-se médias de dose efetiva mensal e estimando os valores anuais de dose com a finalidade de comparar com limites ocupacionais estabelecidos em norma. Para avaliação das exposições médicas foram realizados dois momentos: uma avaliação apenas das doses em cateterismo cardíaco, prática mais realizada, e uma avaliação das doses em todos os procedimentos cadastrados no sistema de gerenciamento. Na avaliação da dose nos pacientes utilizou-se principalmente os valores de kerma e produto kerma área, avaliando, também, as doses por instituição de saúde e por equipamento. Ainda, na avaliação das exposições médicas, foi utilizado o processo estatístico de agrupamento para indicar procedimentos e instituições de saúde que apresentavam semelhanças entre si. Percebeu-se que os valores de dose ocupacional foram baixos e que as doses em medicina nuclear foram, em geral, maiores do que as doses em radiodiagnóstico, exceto para os enfermeiros. Apesar de baixas, as doses estavam acima das encontradas em outros estudos, indicando haver espaço para redução de dose. Em relação à avalição de dose nas exposições médicas, a grande maioria dos procedimentos foram realizados em pessoas do gênero masculino e as doses médias obtidas para todos os pacientes mostraram-se, em geral, relativamente elevadas, principalmente quando comparadas a resultados de outros estudos. Os procedimentos que apresentaram maiores valores médios de kerma foram fluxo fracionado de reserva, ultrassom intracoronário e arteriografia com angiografia, juntos com endoprótese e implante de válvula aórtica, para o produto kerma área. Os valores médios de dose para cada instituição ou dentro da mesma instituição, com equipamentos diferentes, variaram bastante, sendo identificados quatro grupos de instituições semelhantes. Essa diferença nos valores pode ser explicada pelo nível de complexidade de cada procedimento, pela experiência do médico, pelas diferenças de funcionamento de cada modelo de equipamento, dentre outros fatores. O SIERI mostrou-se uma ferramenta de gerenciamento de dose bastante útil, podendo se tornar um modelo a ser adotado por outros estados, para que os órgãos de regulação e fiscalização atuem de forma mais precisa e que as instituições de saúde, junto com o físico possam otimizar as práticas da melhor forma possível, reduzindo as doses ocupacionais e nos pacientes.

Presidente - 1546057 - ANA FIGUEIREDO MAIA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA