Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANKLIN MENEZES NUNES
DATA: 06/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesas do ProfHistória
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPLORAÇÃO DA SEGUNDA
GUERRA MUNDIAL (1939-45) NA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM EM
RÜSEN NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Gamificação; Aprendizagem Histórica; Segunda Guerra
Mundial
PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:
Neste texto de qualificação, exploramos a gamificação no ensino de História sobre a Segunda Guerra Mundial (1939 – 45) no Ensino Médio. Desse modo, a questão central é investigar como a gamificação pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem histórica, seguindo a proposta de Rüsen (2012). O objetivo é promover a consciência histórica sistemática dos alunos, identificando elementos lúdicos, narrativas das ações gamificadas, avaliando o resultado na compreensão dos fatos e a reflexão das suas implicações no presente. Motiva-se por essa estratégia educacional que permite abordagens inovadoras, as quais adaptadas às demandas para a vida prática dos estudantes modernos. Conjecturamos que ela, aliada à aprendizagem em Rüsen, contribuirá para uma compreensão ampla deles sobre a Segunda Guerra Mundial. A pesquisa se baseia em uma extensa revisão bibliográfica relacionada à gamificação no ensino de história, jogos, sua instrução, incluindo livros, artigos, teses, dissertações e outras fontes. De maneira que, a abordagem lúdica, narrativa viabiliza a consciência histórica, fortalecendo o entendimento dos eventos do passado e suas inferências contemporâneas. Portanto, defendemos que o produto pedagógico "Jogo da Aprendizagem Histórica" será organizado para permitir que os alunos reflitam a sua vivência sociocultural.